Universidade Federal do Paraná

Menu

Ciência e Tecnologia

Editora UFPR recebe prêmio e lança novas traduções

Maria de Lurdes Welter Pereira     25 de março de 2014 - 11h21

o diretor da Editora UFPR, Gilberto de Castro e o tradutor do livro premiado, Guilherme Gontijo Flores

A Editora UFPR acaba de ser premiada pela Associação Paulista de Críticos de Arte (APCA), pela edição traduzida do livro Anatomia da Melancolia de Robert Burton. O prêmio de melhor tradução de 2013, se deve ao trabalho do professor Guilherme Gontijo Flores, que fez a tradução.

A entrega da premiação foi realizada em São Paulo e contou com a presença do professor Guilherme e do diretor da Editora UFPR, Gilberto de Castro. O livro foi escolhido 58 críticos de todo País, que escolheram Anatomia da Melancolia como o mais significativo.

MAIS TRADUÇÕES: Outras três traduções acabam de ser lançadas pela Editora UFPR. São livros do filósofo e escritor chileno Hernán Neira, traduzidas por Luci Collin. Olhares sobre a América: História e Filosofia, O indivíduo inquietante sob o signo de Lope de Aguirre e
Leituras Contemporâneas da Modernidade já podem ser adquiridas nas livras da UFPR. As três obras são da área de filosofia, mas envolvem também sociologia, antropologia, história e biologia.

um dos livros recém lançados. Foto: Editora UFPR


Veja um pequeno resumo de cada um:
OLHARES SOBRE A AMÉRICA: HISTÓRIA E FILOSOFIA

Em Olhares sobre a América, o filósofo e escritor chileno Hernán Neira busca redelimitar os pontos cardeais de recentes debates pós-coloniais sobre a identidade e alteridade indo-americana, contribuindo assim para desmontar algumas das posições mais problemáticas do pensamento latino-americano pós-colonial. Optando por uma ótica da mestiçagem e evitando estacionar nos loci de enunciação que reduzem os debates sobre a condição latino-americana à relação hegemônico-subalterno, o autor reflete sobre as heranças multiculturais, a descontinuidade histórica, a pluralidade conceitual, a multiplicidade representacional e a esquizofrenia identitária que caracteriza a realidade e o pensamento latino-americanos. Através dos seis ensaios-capítulos que compõem este ambicioso livro, o autor consegue gerar um diálogo original e promissor sobre a vertigem que caracteriza qualquer tentativa de repensar a geopolítica latino-americana, desde a colonização até o presente.

O INDIVÍDUO INQUIETANTE SOB O SIGNO DE LOPE DE AGUIRRE

capa do livro O Indivíduo Inquietante. Foto: Editora UFPR


A filosofia política é o âmbito disciplinar em que este livro se move. São abordados temas tão antigos e tão contemporâneos quanto o fundamento do poder político, o mito, a rebelião, a revolução, o imperialismo, entre outros. Para isso, o filósofo e escritor chileno Hernán Neira escolheu o personagem de Lope de Aguirre ” indivíduo conhecido desde o distante século XVI, tanto no Novo quanto no Velho Mundo”, usando indistintamente suas múltiplas representações. O livro faz alusões à Jornada de Omagua y Dorado e também aos filmes, peças de teatro e aos muitos romances sobre Aguirre, bem como aos artigos acadêmicos e matérias jornalísticas sobre o assunto. Esta é uma obra altamente informada que transcende as fronteiras disciplinares, abrindo a reflexão política a um público mais vasto.

LEITURAS CONTEMPORÂNEAS DA MODERNIDADE

Como reconfigurar a modernidade à luz do estado de coisas contemporâneo? Até que ponto o agora, em sua imprecisão e multiplicidade, oferece subsídios consistentes para se pensar a temporalidade que o define e o indefine simultaneamente? Em que medida as noções de espaço, centro e periferia se articulam às formas de subjetividade e intersubjetividade que incidem nas paisagens do presente? Como o poder humano sobre a natureza propicia a emergência de políticas capazes de controlar aquilo que chamamos de vida? Essas e outras questões são tratadas pelo filósofo e escritor chileno Hernán Neira. Valendo-se de um repertório conceitual instigante e inovador, tanto no campo da filosofia política quanto no da crítica cultural, ele discute as aporias do presente, articulando modernidade, globalização, biopolítica, economia, ontologia e espaços culturais contemporâneos.


UFPR nas Redes Sociais

UFPR no Facebook UFPR no Twitter UFPR no Flickr RSS UFPR UFPR no Youtube UFPR no Instagram
Universidade Federal do Paraná
Rua XV de Novembro, 1299 | CEP 80.060-000 | Centro | Curitiba | PR | Brasil | Fone: +55(41) 3360-5000
UFPR no Facebook UFPR no Twitter UFPR no Youtube
Setor de Universidade Federal do Paraná
Rua XV de Novembro, 1299
CEP 80.060-000 - Centro
Reitoria da UFPR - Curitiba - PR - Brasil
Fone: +55(41) 3360-5000

Imagem logomarca da UFPR

©2019 - Universidade Federal do Paraná

Desenvolvido em Software Livre e hospedado pelo Centro de Computação Eletrônica da UFPR