Logo UFPR

UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Editora UFPR lança obras em Filosofia, Literatura e Meio Ambiente

Detalhe da capa do livro "Processos de criação de unidades de conservação na floresta com araucárias"

Três novos títulos acabam de entrar para o catálogo da Editora UFPR. Tratando de temáticas filosóficas, linguísticas e ambientais, as obras podem ser adquiridas no site da editora (www.editora.ufpr.br) ou nas livrarias localizadas no campus Reitoria e no Centro Politécnico.

Confira abaixo os lançamentos:

Foucault: verdade e loucura no nascimento da arqueologia
Autor: Thiago Fortes Ribas
Com a clareza e a profundidade conceitual necessárias ao estudo de um dos filósofos mais importantes do século XX, este livro traz à tona o tema, atual e relevante, da relação entre verdade e loucura. Como nossa cultura chegou à verdade da loucura? Como a loucura enuncia a verdade do homem? Voltado a textos pouco estudados, como o primeiro livro publicado por Foucault, “Doença mental e personalidade”, ainda não traduzido para o português, sua leitura oferece uma contribuição para o estudo deste filósofo e para a compreensão do sentido de seu afastamento em relação ao humanismo.

 

O artista do exagero: A literatura de Thomas Bernhard
Autor: Matthias Konzett – Organizador e Tradução: Ruth Bohunovsky
A coletânea traz ensaios escritos por críticos reconhecidos que examinam os aspectos mais salientes da obra bernhardiana. Em quatro capítulos, os autores se debruçam sobre o amplo escopo e o impacto da obra de Bernhard, oferecendo um olhar sobre as estratégias literárias e os temas públicos que fizeram dele um dos mestres europeus da prosa e do drama modernos. Os ensaios examinam a complexa sensibilidade artística do autor, seu impacto na memória crítica da Áustria, sua relação com o legado da cultura judaica austríaca, seu valor representativo como principal produto de exportação literária do país, seu caráter cosmopolita e sua importância para uma paisagem multicultural europeia que está em constante mudança.

 

Processos de criação de unidades de conservação na floresta com araucárias: o caso do Parque Nacional dos Campos Gerais, ímpar na história da política ambiental brasileira
Autor: Emerson Antonio de Oliveira
Esta obra apresenta os fatos que nortearam a criação do Parque Nacional dos Campos Gerais e procura discutir as ações adotadas pelo Governo Federal para a proposição da citada Unidade de Conservação e das demais criadas de forma concomitante. Além disso, trata dos desdobramentos ocorridos por conta da proposta e a situação resultante, em especial no que se refere às dificuldades para a sua gestão e implementação. Espera-se, assim, contribuir para o registro de um episódio único da história da política ambiental nacional e auxiliar na busca de soluções para a efetiva implementação das novas Unidades de Conservação Federais da Floresta Ombrófila Mista do Brasil, em especial do Parque Nacional dos Campos Gerais.

 

Jéssica Maes (jornalista)

Sugestões

Seminário de Extensão sobre Enoturismo e o Desenvolvimento da Economia Local: as experiências italianas
O Departamento de Administração Geral e Aplicada da Universidade Federal do Paraná (UFPR) recebe um renomado...
Concurso de Identidade Visual do Projeto Ciências Agrárias em Ação na ONG Coletivo Inclusão
O Projeto de Extensão “Ciências Agrárias em Ação na ONG Coletivo Inclusão”, do Departamento de Economia...
Projeto LabCD da UFPR está com edital para seleção de bolsistas de extensão 
A Coordenação do Projeto de Extensão Laboratório de Cultura Digital da Universidade Federal do Paraná...
Seminário em Curitiba discute democracia brasileira com o apoio da UFPR
Os abalos e os riscos contínuos à democracia brasileira serão temas abordados durante o seminário “A...