Logo UFPR

UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Editora UFPR lança livro organizado por professores sobre produção de morangos

A Editora UFPR lançou, neste mês de maio, a 2ª edição do livro ”Como Produzir Morangos”. O livro conta com a participação de 23 autores de diferentes instituições, sendo seis deles, professores e pesquisadores da UFPR. Os organizadores da publicação são a professora Maria Aparecida Cassilha Zawadneak, do Departamento de Patologia Básica, a mestre em Agronomia, Joselia Maria Schuber, e o professor Átila Francisco Mógor, do Setor de Ciências Agrárias.

A primeira edição, de 2014, esgotou-se em menos de nove meses após o lançamento. Segundo Maria Aparecida, a contribuição que a obra traz para os produtores e profissionais envolvidos na cadeia produtiva do morango motivou a segunda edição. “Desde 2015, estamos atualizando os conteúdos com o apoio da Editora da UFPR e dos autores. Técnicos e produtores de todo o Brasil aguardavam a nova publicação”, explica.

Professora Maria Aparecida, uma das organizadoras da obra. Foto: arquivo pessoal

A obra é fruto do trabalho de uma equipe multidisciplinar envolvida no programa de Produção Integrada do Morango (PIM), em que une conhecimentos de pesquisa e extensão. De acordo com a docente, desde a primeira edição do livro a cultura do morangueiro evoluiu muito e surgiu a necessidade de difundir as técnicas de produção, que garantem um fruto de qualidade, seguro, respeitando o meio ambiente, além da certificação que o produtor recebe. “Novas cultivares estão no mercado, muitos estudos foram realizados com resultados importantes a serem difundidos para a comunidade”, revela Zawadneak.

As atualizações estão nos capítulos de nutrição do morangueiro, pragas, doenças, classificação, embalagem e rotulagem. Há ainda um novo capitulo sobre doenças pós-colheita do morango, em que são abordados aspectos importantes de agentes deterioradores dos frutos e que podem causar perdas relevantes à produção e qualidade de frutos.

Maria Aparecida ressalta que, além de levar conhecimento externo à universidade, a publicação também é uma maneira de os alunos envolvidos em pesquisa e extensão publicarem os resultados de seus estudos, além de serem formados como profissionais mais preparados para o mercado de trabalho.

O livro pode ser encontrado na Editora UFPR ou pelo site.

Sugestões

Centro de Medicina Veterinária do Coletivo comemora segundo aniversário com ação de adoção de cães
O Centro de Medicina Veterinária do Coletivo (CMVC) da Universidade Federal do Paraná (UFPR) comemora...
Pesquisadores relatam primeira evidência de poluição por biomídias plásticas no litoral do Paraná
As biomídias plásticas (termo usado pela indústria de saneamento) são pequenas peças plásticas perfuradas...
A revista AtoZ: novas práticas em informação e conhecimento passa a integrar o Scimago Journal Rank
A revista AtoZ: novas práticas em informação e conhecimento é o periódico científico interdisciplinar...
Ações de divulgação científica da UFPR são apresentadas em encontro internacional na Espanha
As atividades de divulgação científica da Universidade Federal do Paraná (UFPR) foram apresentadas, esta...