Universidade Federal do Paraná

Menu

Ciência e Tecnologia

Editora UFPR lança livro organizado por professores sobre produção de morangos

Superintendência de Comunicação Social     29 de maio de 2019 - 8h01

A Editora UFPR lançou, neste mês de maio, a 2ª edição do livro ”Como Produzir Morangos”. O livro conta com a participação de 23 autores de diferentes instituições, sendo seis deles, professores e pesquisadores da UFPR. Os organizadores da publicação são a professora Maria Aparecida Cassilha Zawadneak, do Departamento de Patologia Básica, a mestre em Agronomia, Joselia Maria Schuber, e o professor Átila Francisco Mógor, do Setor de Ciências Agrárias.

A primeira edição, de 2014, esgotou-se em menos de nove meses após o lançamento. Segundo Maria Aparecida, a contribuição que a obra traz para os produtores e profissionais envolvidos na cadeia produtiva do morango motivou a segunda edição. “Desde 2015, estamos atualizando os conteúdos com o apoio da Editora da UFPR e dos autores. Técnicos e produtores de todo o Brasil aguardavam a nova publicação”, explica.

Professora Maria Aparecida, uma das organizadoras da obra. Foto: arquivo pessoal

A obra é fruto do trabalho de uma equipe multidisciplinar envolvida no programa de Produção Integrada do Morango (PIM), em que une conhecimentos de pesquisa e extensão. De acordo com a docente, desde a primeira edição do livro a cultura do morangueiro evoluiu muito e surgiu a necessidade de difundir as técnicas de produção, que garantem um fruto de qualidade, seguro, respeitando o meio ambiente, além da certificação que o produtor recebe. “Novas cultivares estão no mercado, muitos estudos foram realizados com resultados importantes a serem difundidos para a comunidade”, revela Zawadneak.

As atualizações estão nos capítulos de nutrição do morangueiro, pragas, doenças, classificação, embalagem e rotulagem. Há ainda um novo capitulo sobre doenças pós-colheita do morango, em que são abordados aspectos importantes de agentes deterioradores dos frutos e que podem causar perdas relevantes à produção e qualidade de frutos.

Maria Aparecida ressalta que, além de levar conhecimento externo à universidade, a publicação também é uma maneira de os alunos envolvidos em pesquisa e extensão publicarem os resultados de seus estudos, além de serem formados como profissionais mais preparados para o mercado de trabalho.

O livro pode ser encontrado na Editora UFPR ou pelo site.


UFPR nas Redes Sociais

UFPR no Facebook UFPR no Twitter UFPR no Flickr RSS UFPR UFPR no Youtube UFPR no Instagram
Universidade Federal do Paraná
Rua XV de Novembro, 1299 | CEP 80.060-000 | Centro | Curitiba | PR | Brasil | Fone: +55(41) 3360-5000
UFPR no Facebook UFPR no Twitter UFPR no Youtube
Setor de Universidade Federal do Paraná
Rua XV de Novembro, 1299
CEP 80.060-000 - Centro
Reitoria da UFPR - Curitiba - PR - Brasil
Fone: +55(41) 3360-5000

Imagem logomarca da UFPR

©2019 - Universidade Federal do Paraná

Desenvolvido em Software Livre e hospedado pelo Centro de Computação Eletrônica da UFPR