Logo UFPR

UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Editora UFPR lança duas obras nesta quinta-feira (06)

A Editora UFPR fará um lançamento duplo nesta quinta-feira (06), dos livros “Marxismo como ciência social”, de Adriano Codato e Renato Perissinotto, e “David Émile Durkheim ─ a atualidade de um clássico”, organizado por Márcio de Oliveira e Raquel Weiss, na Livraria Cultura do Shopping Curitiba, às 19 horas. Os autores participarão de uma mesa de debate referente às obras por aproximadamente 20 minutos, e em seguida abrirão a sessão de autógrafos e fotos.

Os autores de “Marxismo como Ciência Social” Adriano Codato e Renato Perissinotto são professores do Departamento de Ciências Sociais da UFPR. No livro, os autores deixam de lado a política revolucionária e os pouquíssimos escritos que se incumbiram de falar do mundo pós-capitalista e da estratégia dessa reengenharia Social. Os ensaios reunidos na obra pretendem tomar o pensamento de Marx como uma Ciência Social normal. Tal postura implica numa compreensão diferente dos textos canônicos, mais interessada nas operações analíticas do que na parafernália teórica sobre a qual se apoiam. Além disso, assume que os postulados do Marxismo devem ser entendidos como hipóteses, não como princípios. Só assim os estudos marxistas conseguirão deixar de ser o que frequentemente têm sido: ilustração de teoria.

No livro organizado por Márcio de Oliveira e Raquel Weiss, o ponto de partida é Durkheim, filósofo, sociólogo, cientista político em relação à questão da moral. As análises reunidas podem ser consideradas uma amostra significativa dos temas que atualmente atraem a atenção dos pesquisadores. Fundamentalmente, querem romper com as visões unilaterais e simplificadoras que insistem em classificar Durkheim em termos de uma ou outra corrente de pensamento e superar a imagem de “conservador” que ainda o envolve. Além disso, têm o propósito de compreender o autor a partir de um olhar atual, pautado por questões teóricas ou práticas que já não são as mesmas de duas ou três década atrás.

Por Flaécia Gomes, com orientação de Lais Murakami.

Sugestões

A revista AtoZ: novas práticas em informação e conhecimento passa a integrar o Scimago Journal Rank
A revista AtoZ: novas práticas em informação e conhecimento é o periódico científico interdisciplinar...
Ações de divulgação científica da UFPR são apresentadas em encontro internacional na Espanha
As atividades de divulgação científica da Universidade Federal do Paraná (UFPR) foram apresentadas, esta...
Programa Startup Garage UFPR está com inscrições abertas
A Universidade Federal do Paraná (UFPR) por meio da Superintendência de Parcerias e Inovação (SPIn) em...
Na linha de frente da ação climática, comunidade global prioriza os alertas precoces para todos
Comemorado em 23 de março, o Dia Meteorológico Mundial foi instituído pela Organização das Nações Unidas...