Extensão e Cultura

Editora UFPR faz Feirão de Livros virtual e debate importância da ciência em tempos de pandemia; 13 a 15/4

Superintendência de Comunicação Social     12 de abril de 2021 - 7h46

A Editora UFPR promove, de maneira virtual, de 13 a 15 de abril, o 11º Feirão de Livros, que terá descontos mínimos de 40%. São 36 editoras participantes, entre universitárias e comerciais. Simultaneamente será realizado o “Ciência pra quê?”, com encontros virtuais para discutir o tema, tão importante no contexto atual. Os livros poderão ser adquiridos pelo site www.eventos-editora.ufpr.br e as discussões acompanhadas pelo canal da Editora no YouTube.

O feirão, como ocorre na versão presencial, pretende ampliar o acesso da comunidade universitária e da comunidade externa a diversas publicações, ao oferecer o acesso a livros de editoras conceituadas por meio de uma vitrine virtual com preços muito atrativos, contribuindo para o fortalecimento do hábito da leitura.

No site do evento, o público poderá consultar as editoras participantes. Ao clicar na editora de sua escolha, o leitor será direcionado a uma página exclusiva com a lista de livros disponíveis e o link da loja virtual para acessar e comprar os livros com os descontos.

Debate “Ciência pra quê?”

A novidade deste ano será o “Ciência pra quê?”, que irá promover debates sobre a importância da Ciência, inclusive das Ciências Humanas, em momentos difíceis como o que vivemos, da pandemia de Covid-19.

“Além da tradicional feira de livros com descontos especiais, a proposta para esta edição é oferecer ao público também um debate produtivo sobre a importância da Ciência em momentos críticos como o que vivemos hoje, quando uma pandemia se espalha rapidamente em escala global e vemos inúmeros cientistas em busca do desenvolvimento eficaz e seguro de uma vacina e tratamento em tempo recorde”, destaca Maria Périgo, idealizadora do evento.

No Brasil, cientistas e universidades trabalham exaustivamente na realização de pesquisas e ações direcionadas à população no enfrentamento ao coronavírus numa união e esforço nunca vistos.

“Apesar de recuperar o seu papel de importância – que tem variado de tempos em tempos –, ainda é preciso mais incentivo à Ciência e uma mudança importante no modo como a população a vê. O objetivo desta edição on-line do Feirão de Livros Editora UFPR, mais do que disseminar e popularizar conhecimento científico por meio de bons livros, é ressaltar a importância da Ciência no enfrentamento não só da pandemia de Covid-19, mas também de suas implicações sociais, econômicas e emocionais”, complementa Maria.

Programação

Serão três encontros, sempre às 19 horas, com transmissão pelo canal da Editora UFPR no YouTube. A conferência de abertura, no dia 13 de abril, tem como título “Desafios da Ciência em um contexto negacionista” e contará com a presença do reitor da Universidade Federal do Paraná, Ricardo Marcelo Fonseca, do pró-reitor de Extensão e Cultura da UFPR, Rodrigo Arantes Reis, e do diretor-presidente da Fundação Editora da Unesp, Jézio Hernani Bomfim Gutierre.

Quem quiser receber certificado de participação no evento deve se inscrever previamente (acesse o formulário aqui). As vagas são limitadas.

Veja a programação:

13 de abril – 19 horas

Conferência de abertura: “Desafios da Ciência em um contexto negacionista”

Ricardo Marcelo Fonseca – reitor da UFPR

Rodrigo Arantes Reis – pró-reitor de Extensão e Cultura da UFPR

Jézio Hernani Bomfim Gutierre – Diretor-presidente da Fundação Editora da Unesp

14 de abril – 19 horas

Webinar “Pensamento crítico: a importância das Ciências Humanas”

Clóvis Mendes Gruner – Professor do Departamento de História da UFPR

Maria Tarcisa Silva Bega – Professora do Departamento de Sociologia da UFPR

Fernanda Zacharewicz – Psicanalista e editora da Aller

15 de abril – 19 horas