Extensão e Cultura

Editora UFPR e Museu de Arqueologia e Etnologia disponibilizam download gratuito de publicações e jogos

Superintendência de Comunicação Social     23 de março de 2020 - 13h00

Em cumprimento à Portaria nº 754/2020 e às determinações da Comissão de Acompanhamento e Controle de Propagação do Coronavírus na Universidade Federal do Paraná (UFPR), as unidades da instituição adotaram regime de trabalho remoto e suspenderam as atividades presenciais. Porém, o isolamento pode ser uma ótima oportunidade de alimentar, a distância, o interesse pela cultura e pela leitura.

O Museu de Arqueologia e Etnologia (MAE), por exemplo, disponibiliza online seus catálogos, exposições, jogos e publicações. As publicações de caráter didático destinam-se a estudantes e professores da rede de ensino fundamental e médio; as publicações acadêmicas abrangem o acervo, as pesquisas, as exposições e, eventualmente, obras temáticas de interesse para os trabalhos do museu. Os catálogos podem ter caráter didático e interesse acadêmico.

Entre os jogos que podem ser baixados estão o “Jaguareté: Desafios da Floresta”, game sobre culturas indígenas ambientado no Brasil do século XVI, e o “Jogo da Bernuncia: O Auto do Boi de Mamão” – que permite ao jogador protagonizar a Bernuncia, um dos vários personagens presentes no tradicional Auto do Boi de Mamão, em uma brincadeira onde esse monstro de tecido engole as crianças que participam do folguedo.

Nas redes sociais, o MAE apresentará peças de seu acervo, exposições e outras atividades desenvolvidas. É só acessar no Instagram e Facebook: @MAEUFPR

Já para aqueles que gostam de ampliar conhecimento e repertório de leitura, a Editora UFPR disponibilizou parte de seu catálogo para download gratuito. O leitor poderá usufruir, pelo dispositivo que quiser, de 32 títulos que podem ser baixados de maneira fácil e sem complicações. Basta acessar o link “livros digitais” no site da Editora UFPR ou a página do Repositório Digital Institucional da UFPR. Em sua maioria, os livros estão em formato PDF.

Saiba tudo sobre as ações da UFPR relacionadas ao Coronavírus