+ UFPR

Editora UFPR conquista primeiro lugar em premiação nacional na categoria Ciências Humanas

Superintendência de Comunicação Social     25 de novembro de 2021 - 15h21

Com a obra “Imaginação como presença: o corpo e seus afetos na experiência literária”, de Ligia Gonçalves Diniz, a Editora UFPR conquistou o primeiro lugar na categoria Ciências Humanas do Prêmio Abeu 2021. O resultado, com os vencedores de cada categoria, foi divulgado pela Associação Brasileira das Editoras Universitárias (Abeu) no dia 23 de novembro.

A cerimônia virtual foi transmitida pelo canal do YouTube da instituição. Na oportunidade, foram também reveladas as obras que ficaram em segundo e terceiro lugares na classificação final das oito categorias da premiação.

De acordo com a Abeu, a premiação foi instituída para distinguir, anualmente, as melhores edições universitárias nas áreas do conhecimento científico e acadêmico e o projeto gráfico mais acurado.

Além de incentivar a publicação de obras de qualidade pelas editoras universitárias, o prêmio fomenta a produção técnico-científica – a excelência dos conhecimentos veiculados pelos títulos e a concepção estética das edições.

Sobre a obra

No livro, Ligia debate o papel que a imaginação desempenha nas experiências de leitura. Ela defende que é por meio da imaginação que a literatura afeta os leitores, intelectualmente, emocionalmente e sensorialmente.  “Apresento as hipóteses de como isso se dá nesse processo. É uma versão mais clara e leve da minha tese de doutorado, que apresentei em 2016”, explica a autora. Clique aqui para ler um trecho.

Em 2020, a Editora UFPR conquistou o terceiro lugar na categoria Ciências Humanas no 6º Prêmio Abeu, com a obra “Bakhtin, Wallon e as linguagens dos bebês’”, de Viviane Maria Alessi e Marynelma Camargo Garanhani.

Com informações da Editora UFPR