Edital de mobilidade acadêmica da AUGM oferece vagas para graduação, com ajuda de custos; inscrições até 28/4

Está aberto até o dia 28 de abril o prazo para alunos de graduação da UFPR se inscreverem no edital do Programa Escala, da Asociación de Universidades Grupo Montevideo (AUGM), que prevê intercâmbio para universidades da América do Sul. São oferecidas seis vagas. O edital pode ser conferido neste link e as inscrições devem ser feitas on-line (acesse aqui).

Nesse edital, seis universidades da rede ofertam vagas de destino: Nacional de Córdoba (UNC), Nacional de Cuyo (UNCuyo), Nacional del Litoral (UNL) e Nacional de Tucumán (UNT), todas argentinas; e as de Santiago de Chile (Usach) e de Valparaíso (UV), chilenas. Além dos ocupantes das vagas, serão selecionados seis suplentes.

O resultado final sai em 6 de maio, após julgamento de recursos, no site da Agência UFPR Internacional. As saídas ocorrerão no segundo semestre de 2019.

Requisitos

Para participar, o estudante da UFPR precisa preencher alguns requisitos — um deles é a idade máxima de 30 anos. Também é necessário ter no minimo um semestre acadêmico para cursar na UFPR após o retorno de intercâmbio (não é aceito semestre para concluir o trabalho de conclusão de curso ou estágio obrigatório).

Outras exigências são nacionalidade brasileira, máximo de uma reprovação (já vencida no momento da inscrição), ter vencido todas as disciplinas do período em que está matriculado e comprovar pelo menos 120 horas de curso de espanhol como língua estrangeira.

Biblioteca Mayor da Universidad Nacional de Córdoba, na Argentina, que completou 200 anos em 2018. Foto: Divulgação

Algumas instituições de ensino participantes também definiram critérios quanto aos cursos dos participantes. UNC, UnCuyo, UNT, Usach e UV preferiram não aceitar alunos de Letras. Já a UNL aceita somente alunos de Letras Espanhol ou Português-Espanhol. Alunos de Medicina não podem participar.

Segundo o edital, a seleção se dará, em ordem de prioridade: melhor Índice de Rendimento Acadêmico (IRA); maior carga horária em espanhol com língua estrangeira; e maior carga horária em atividades de extensão, iniciação científica, docência ou voluntariado institucional.

Financiamento

Um diferencial do edital da AUGM é a previsão de financiamento estudantil para deslocamento, alojamento e alimentação. Fica a cargo do estudante obter seguro saúde internacional para todo o período de intercâmbio e arcar com seus gastos pessoais.

Alunos da UFPR que fizeram o intercâmbio destacaram da experiência a imersão no ensino superior de outro país e as possibilidades de aprendizado de língua estrangeira, além de ensino e de pesquisa. O edital é lançado na universidade desde 2001.

Acesse mais notícias sobre a AUGM neste link