Logo UFPR

UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Edital apoia projetos ambientais e de inovação no Paraná; inscrições até 31 de agosto

Pesquisadores com trabalhos voltados à conservação da natureza em território paranaense podem receber apoio financeiro para as suas iniciativas a partir do 8º Edital Biodiversidade do Paraná, uma iniciativa da Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza em parceria com a Fundação Araucária. As inscrições estão abertas nos sites das fundações até o dia 31 de agosto. Os projetos selecionados terão, somados, o apoio de cerca de R$ 600 mil.

Em 8 anos, por meio do edital das fundações, 52 projetos foram apoiados. Um deles, executado pela Mater Natura e pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), identificou ao menos 15 novas espécies de anfíbios na Mata Atlântica, além de fazer a caracterização detalhada da variabilidade genética dos animais.

As iniciativas devem estar contemplar ao menos uma das áreas abaixo:

Unidades de conservação de proteção integral e Reservas Particulares do Patrimônio Natural (RPPNs): propostas que contemplem a criação ou a ampliação de unidades de conservação em áreas continentais ou marinhas. Serão priorizados projetos que se tornem referência em gestão, uso público, pesquisa e que tragam benefícios para as comunidades do entorno.

Espécies ameaçadas: iniciativas que promovam a conservação de espécies nativas ameaçadas e que tenham impacto positivo em seu status de ameaça.

Ambientes marinhos: projetos que façam conexões entre diferentes atores-chave envolvidos em áreas marinhas protegidas, proteção de espécies ameaçadas e fortalecimento de instrumentos de proteção da biodiversidade marinha diante de pressões como sobrepesca, turismo predatório e exploração inadequada de recursos naturais.

Inovações e novas tecnologias para a conservação da natureza: serão selecionadas iniciativas que proponham novas formas de monitoramento da biodiversidade e o desenvolvimento de dispositivos que contribuam para a conservação de espécies e ecossistemas.

Dúvidas sobre o edital podem ser encaminhadas por e-mail para edital@fundacaogrupoboticario.org.br

 

Com informações da Fundação Grupo Boticário.

Sugestões

Ações de divulgação científica da UFPR são apresentadas em encontro internacional na Espanha
As atividades de divulgação científica da Universidade Federal do Paraná (UFPR) foram apresentadas, esta...
Programa Startup Garage UFPR está com inscrições abertas
A Universidade Federal do Paraná (UFPR) por meio da Superintendência de Parcerias e Inovação (SPIn) em...
Na linha de frente da ação climática, comunidade global prioriza os alertas precoces para todos
Comemorado em 23 de março, o Dia Meteorológico Mundial foi instituído pela Organização das Nações Unidas...
Simepar prevê outono ameno, com veranicos, nevoeiros e geadas pouco frequentes
La Niña resfria as águas do Pacífico Equatorial O outono tem início à 0h06 desta quarta-feira 20 de...