UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Edição virtual do Festival de Inverno da UFPR recebe atividades paralelas

O Festival de Inverno da UFPR – edição virtual – recebe a partir de 13 de outubro diversas atividades paralelas que acontecerão simultaneamente às ações formativas – minicursos e apresentações artístico-culturais.

As atividades paralelas são ações realizadas com parceiros que apoiam a realização da edição virtual do 30º Festival de Inverno da UFPR. Todas atividades paralelas são gratuitas, abertas ao público e de livre classificação em relação à idade.
Ao imergirmos em um universo das múltiplas culturalidades entendemos a importância dessas atividades se interseccionarem com a temática do festival, por meio de ações voltadas ao meio ambiente, turismo, sustentabilidade, lazer, acessibilidade e resgate histórico.
“Uma das atividades paralelas de destaque da edição virtual do evento é a sessão “Resgatando Memórias” que por meio de vídeos-depoimento propõe o resgate histórico desses 30 anos, revelando vivências dos que cresceram com o festival, colhendo depoimentos de artistas que se formaram na UFPR e se apresentaram nos espaços de compartilhamento de arte e cultura e dos servidores que trabalharam, experimentaram e se aconteceram com o próprio evento. Essa ediçaão conta ainda, com depoimentos de alunos, produtores culturais, de docentes aposentados que estiveram na concepção da 1ª edição, assim como do designer do 1º cartaz do Festival em 1991, afirma Vinícius Costa, coordenador das Atividades Paralelas e membro da comissão curatorial do evento.
Dentre as atividades paralelas também haverá exposição virtual, lives sobre o cicloturismo e sobre a grande reserva da Mata Atlântica, lançamento de livro, contação de histórias, vídeos com os alunos do Grupo de Estudos e Pesquisa em Lazer, Espaço e Cidade (GEPLEC – UFPR ) oferecendo materiais didáticos que oportunizam jogos e brincadeiras para todas as idades, ampliando o ensino-aprendizagem para professores e familiares, possibilitando a reflexão de suas ações cotidianas em tempos de distanciamento social e atividades ao vivo sobre preservação do patrimônio histórico, apresentadas pelo IPHAN.
Mais do que nunca, a edição virtual reforça formas distintas de socializar o conhecimento artístico em ambientes diferentes do acadêmico, incentivando um processo de integração dos saberes com os mais variados segmentos da sociedade, estabelecendo, nesse sentido, um elo entre a universidade, as comunidades tradicionais, as culturas populares, manifestações folclóricas e mais diversas linguagens artísticas.
O Festival se consolida cada vez mais como um espaço de reflexão, discussão e troca, no qual a universidade amplia e democratiza o livre acesso aos bens culturais, agora também em formato virtual, estendendo para além de seus locais formais de formação, o ensino e a pesquisa, por meio deste, que é o principal projeto de extensão e de cultura da UFPR, complementa Jewan Antunes, produtor cultural e membro da comissão curatorial do evento.

Para acompanhar a programação completa do Festival de Inverno da UFPR acesse o site oficial do evento aqui.

Acompanhe o Festival de Inverno da UFPR também nas redes:

Facebook
Instagram
Youtube

Sugestões

Nuvem UFPR tem novo projeto de extensão em andamento; saiba mais 
O  Núcleo de Estudos sobre Variabilidade e Mudanças Climáticas da Universidade Federal do Paraná...
Programa Startup Garage UFPR está com inscrições abertas
A Universidade Federal do Paraná (UFPR) por meio da Superintendência de Parcerias e Inovação (SPIn) em...
Projeto de Extensão das Promotoras Legais Populares recebe inscrições para o curso extensionistas
Estão abertas as inscrições para extensionistas – turma 2024, no Projeto de Extensão das Promotoras...
Projeto de extensão realizará ação de páscoa na Comunidade Jardim Independência
O projeto de extensão universitária  Horto Agroflorestal Sabores e Saberes  e o projeto ...