Universidade Federal do Paraná

Menu

Extensão e Cultura

Edição virtual do Festival de Inverno da UFPR exibe espetáculos a partir de terça-feira (13)

Superintendência de Comunicação Social     8 de outubro de 2020 - 13h32

Grupos artísticos da UFPR e a banda 50 graus, de Antonina, se apresentam no 30º Festival de Inverno da UFPR – edição virtual – a partir da próxima terça-feira (13). Confira a agenda completa abaixo.

Programação

O Madrigal da UFPR abre a sequência e relembra a apresentação do 25º Festival com o espetáculo Trilhas, convidando o público a mergulhar no universo musical do cinema. O grupo propõe uma experiência em que a música será o projetor, e a imaginação dos ouvintes a tela. Juntos poderão vivenciar as emoções, atmosferas e jornadas dos diversos personagens da história do cinema.

No dia 14, a Orquestra Filarmônica da UFPR traz a obra do compositor e aluno da universidade, Rodrigo Flamarion, inspirada nas flores das plantas dos gêneros Datura e Brugmansia, cujo nome popular é Trombeta de Anjo. O arranjo escrito para a Orquestra é a adaptação da trilha do ballet Beladona do Nômades Grupo de Dança (GO), escrita originalmente para piano e violoncelo em 2015. Haverá a participação especial da Helen de Aguiar, bailarina e coreógrafa da Téssera Companhia de Dança da UFPR.

Sob a Direção do Ms Rafael Lorran, a Cia de Teatro da UFPR apresenta o espetáculo “Seis tentativas em vida” no dia 15. Trata-se de uma adaptação das apresentações online de cenas curtas criadas pela Companhia de Teatro da UFPR, partilhadas ao vivo pelo zoom em setembro deste ano. O grupo busca nas narrativas de experiências/vidas dos integrantes um espaço de criação e diálogo, tentando agir em bordas, camadas de resistências, incoerências, reivindicações e dissidências em debate sobre o mito da democracia racial e as estruturas de perpetuação do racismo.

Na sexta-feira (16), o Grupo de MPB da UFPR fará uma participação com um repertório acolhedor. O público pode esperar canções como “Querelas do Brasil”, de Aldir Blanc, além de temas instrumentais como “Rasif”, de Amaro Freitas. Com regência do maestro Vicente Ribeiro, o grupo formado por mais de 40 cantores e instrumentistas também apresentará o resultado de produções de músicas e vídeos a distância durante a pandemia.

Para encerrar a edição virtual do Festival, a Banda 50 Graus se apresenta no sábado (17). O show será gravado no Teatro da Reitoria da UFPR, conforme as recomendações de segurança e distanciamento social. Montada a partir da união de músicos e artistas situados ou nascidos na cidade de Antonina, a banda foi formada especialmente para o Carnaval. A maioria dos integrantes é ex-participante da Filarmônica Antoninense. Com formação completa, a banda promete animar a plateia e oferecer ao público um repertório festivo, além da experiência sonora de qualidade.

A programação completa do Festival de Inverno da UFPR está disponível no site oficial do evento.

 

Acompanhe o Festival de Inverno da UFPR também nas redes sociais :

Facebook

Instagram

Youtube


UFPR nas Redes Sociais

UFPR no Facebook UFPR no Twitter UFPR no Flickr RSS UFPR UFPR no Youtube UFPR no Instagram
Universidade Federal do Paraná
Rua XV de Novembro, 1299 | CEP 80.060-000 | Centro | Curitiba | PR | Brasil | Fone: +55(41) 3360-5000
UFPR no Facebook UFPR no Twitter UFPR no Youtube
Setor de Universidade Federal do Paraná
Rua XV de Novembro, 1299
CEP 80.060-000 - Centro
Reitoria da UFPR - Curitiba - PR - Brasil
Fone: +55(41) 3360-5000

Imagem logomarca da UFPR

©2020 - Universidade Federal do Paraná

Desenvolvido em Software Livre e hospedado pela AGTIC - Agência de Tecnologia da Informação e Comunicação da UFPR