Extensão e Cultura

Edição virtual do Festival de Inverno da UFPR exibe espetáculos a partir de terça-feira (13)

Superintendência de Comunicação Social     8 de outubro de 2020 - 13h32

Grupos artísticos da UFPR e a banda 50 graus, de Antonina, se apresentam no 30º Festival de Inverno da UFPR – edição virtual – a partir da próxima terça-feira (13). Confira a agenda completa abaixo.

Programação

O Madrigal da UFPR abre a sequência e relembra a apresentação do 25º Festival com o espetáculo Trilhas, convidando o público a mergulhar no universo musical do cinema. O grupo propõe uma experiência em que a música será o projetor, e a imaginação dos ouvintes a tela. Juntos poderão vivenciar as emoções, atmosferas e jornadas dos diversos personagens da história do cinema.

No dia 14, a Orquestra Filarmônica da UFPR traz a obra do compositor e aluno da universidade, Rodrigo Flamarion, inspirada nas flores das plantas dos gêneros Datura e Brugmansia, cujo nome popular é Trombeta de Anjo. O arranjo escrito para a Orquestra é a adaptação da trilha do ballet Beladona do Nômades Grupo de Dança (GO), escrita originalmente para piano e violoncelo em 2015. Haverá a participação especial da Helen de Aguiar, bailarina e coreógrafa da Téssera Companhia de Dança da UFPR.

Sob a Direção do Ms Rafael Lorran, a Cia de Teatro da UFPR apresenta o espetáculo “Seis tentativas em vida” no dia 15. Trata-se de uma adaptação das apresentações online de cenas curtas criadas pela Companhia de Teatro da UFPR, partilhadas ao vivo pelo zoom em setembro deste ano. O grupo busca nas narrativas de experiências/vidas dos integrantes um espaço de criação e diálogo, tentando agir em bordas, camadas de resistências, incoerências, reivindicações e dissidências em debate sobre o mito da democracia racial e as estruturas de perpetuação do racismo.

Na sexta-feira (16), o Grupo de MPB da UFPR fará uma participação com um repertório acolhedor. O público pode esperar canções como “Querelas do Brasil”, de Aldir Blanc, além de temas instrumentais como “Rasif”, de Amaro Freitas. Com regência do maestro Vicente Ribeiro, o grupo formado por mais de 40 cantores e instrumentistas também apresentará o resultado de produções de músicas e vídeos a distância durante a pandemia.

Para encerrar a edição virtual do Festival, a Banda 50 Graus se apresenta no sábado (17). O show será gravado no Teatro da Reitoria da UFPR, conforme as recomendações de segurança e distanciamento social. Montada a partir da união de músicos e artistas situados ou nascidos na cidade de Antonina, a banda foi formada especialmente para o Carnaval. A maioria dos integrantes é ex-participante da Filarmônica Antoninense. Com formação completa, a banda promete animar a plateia e oferecer ao público um repertório festivo, além da experiência sonora de qualidade.

A programação completa do Festival de Inverno da UFPR está disponível no site oficial do evento.

Acompanhe o Festival de Inverno da UFPR também nas redes sociais :