Extensão e Cultura

Edição Virtual do Festival de Inverno da UFPR acontecerá de 13 a 17 de outubro

Superintendência de Comunicação Social     4 de setembro de 2020 - 18h40

A 30ª edição do Festival de Inverno da UFPR vai ser um pouco diferente dos outros anos. Devido à pandemia o evento que acontece tradicionalmente em julho teve de ser adiado e vai se realizar em duas fases uma ainda este ano, entre os dias 13 e 17 de outubro, via Internet, e a outra de forma presencial em 2021 na cidade de Antonina, como sempre acontece.

Há 30 anos o festival, organizado pela Pró-reitoria de Extensão e Cultura da UFPR (Proec), propicia um espaço alternativo de aprendizagem, práticas, reflexões e produção artístico-cultural numa efetiva articulação entre ensino, pesquisa e extensão. Tradicionalmente realizado no mês de julho, durante as férias acadêmicas, o Festival de Inverno da UFPR em Antonina constitui-se como um evento que reúne atividades formativas, apresentações artístico-culturais e atividades paralelas voltadas ao público antoninense, aos turistas que por lá passam e a grande comunidade acadêmica da UFPR.

A programação será composta por espetáculos, incluindo apresentações dos Grupos Artísticos da UFPR e vídeo-depoimentos que resgatam a história do evento. Também haverá uma série de atividades paralelas como mostra de cinema e exposições virtuais, lives entre outras atrações que serão realizadas por meio de parcerias com o SESC, SEBRAE, IPHAN, CIPEAD, Matte Cultural, Livraria La Barca e prefeitura de Antonina. Toda programação será divulgada em breve, por meio das plataformas sociais do evento.

As tradicionais oficinas vão acontecer na forma de minicursos mediados pelo ambiente virtual de aprendizagem da UFPR em parceria com a Coordenadoria de Integração de Políticas de Educação a Distância (Cipead). Os ministrantes tem até o dia 9 de setembro para apresentar propostas à Comissão Organizadora (veja o edital aqui).

Segundo a Comissão Organizadora “a realização de uma edição virtual do evento surge como alternativa e reafirma o compromisso da UFPR com a arte e cultura, com a democratização do acesso, com a diversidade cultural, com o multiculturalismo e com a difusão desses bens que o evento sempre proporcionou ininterruptamente desde 1991”.

Resgate histórico

A edição virtual da 30º Festival de Inverno da UFPR vai propor o resgate histórico desses 30 anos e revelar MEMÓRIAS dos que cresceram com o festival, colher depoimentos de artistas que se formaram na UFPR e se apresentaram nos espaços de compartilhamento de arte e cultura e dos servidores que trabalharam, experimentaram e se aconteceram com o próprio evento. Mais do que nunca, a edição virtual vai reforçar formas distintas de socializar o conhecimento artístico em ambientes diferentes do acadêmico, incentivando um processo de integração desses saberes com os mais variados segmentos da sociedade e estabelecer, nesse sentido, um elo entre a universidade, a comunidade paranaense e as mais diversas áreas artísticas. O Festival é mais um momento no qual a universidade amplia seu acesso, estendendo, para além de seus locais de formais de formação, o ensino e a pesquisa, por meio deste, que é o principal projeto de extensão e de cultura da UFPR.

Edital de seleção de ministrantes para os minicursos
Propostas aceitas até o dia 9 de setembro

Redes sociais – Festival de Inverno UFPR