Logo UFPR

UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Doutoranda de Química da UFPR tem artigo publicado em periódico de destaque internacional

A doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Química (PPGQ) da Universidade Federal do Paraná (UFPR), Laís Cristine Lopes, teve seu artigo da tese (defendida em agosto deste ano sob a orientação do Professor Aldo Zarbin) selecionado como trabalho de capa da Chemical Science, principal periódico da Royal Society of Chemistry e um dos mais respeitados da Química, por seu fator de impacto avaliado em 9,063.

O artigo descreve uma rota inédita de obtenção de grafeno – que é um nanomaterial leve e maleável, mais forte que o aço e ótimo condutor de calor e eletricidade –, através da síntese química, partindo de moléculas simples e condições brandas (temperatura e pressão ambiente).

Laís explica que o trabalho representa um grande avanço na obtenção do grafeno, que tem despertado o interesse nas pesquisas realizadas em inúmeras áreas de conhecimento. Para o professor do Programa de Pós-Graduação em Química, Aldo Zarbin, o trabalho é uma descoberta importante para a comunidade científica. “O artigo reporta uma nova maneira de preparar um material estratégico de forte apelo tecnológico. Significa dizer que apresentamos uma nova maneira de fazer algo muito importante”.

Reconhecimento

A publicação do artigo como capa do periódico representa prestígio internacional para a pesquisa de Laís. A doutoranda recorda que, atualmente, fazer ciência é um desafio para os pesquisadores brasileiros. “Então considerando a hostilidade do ambiente nacional para a pesquisa científica, foi uma grande conquista ter o nosso trabalho reconhecido em um periódico internacional. Mesmo com tantos percalços, nós mostramos que se faz ciência de qualidade no Brasil”, afirma.

Na UFPR, o reconhecimento do artigo de Laís é mais uma contribuição para a excelência do Programa de Pós-Graduação em Química, de acordo com Aldo Zarbin. Para ele, um trabalho científico reflete não só os autores, mas também a instituição onde foi desenvolvido. Significa também a manutenção do conceito máximo do PPGQ e o nível de excelência do Setor de Ciências Exatas.

Além da publicação no periódico científico, o artigo teve destaque na seção de novidades do site da Royal Society of Chemistry, que é uma organização internacional de publicações e conhecimento na área da ciência química.

Confira o artigo aqui

Por Maria Fernanda Mileski

Sugestões

Centro de Medicina Veterinária do Coletivo comemora segundo aniversário com ação de adoção de cães
O Centro de Medicina Veterinária do Coletivo (CMVC) da Universidade Federal do Paraná (UFPR) comemora...
Pesquisadores relatam primeira evidência de poluição por biomídias plásticas no litoral do Paraná
As biomídias plásticas (termo usado pela indústria de saneamento) são pequenas peças plásticas perfuradas...
A revista AtoZ: novas práticas em informação e conhecimento passa a integrar o Scimago Journal Rank
A revista AtoZ: novas práticas em informação e conhecimento é o periódico científico interdisciplinar...
Ações de divulgação científica da UFPR são apresentadas em encontro internacional na Espanha
As atividades de divulgação científica da Universidade Federal do Paraná (UFPR) foram apresentadas, esta...