Ciência e Tecnologia

Doutorado em Engenharia Elétrica da UFPR tem primeira tese defendida

Superintendência de Comunicação Social     26 de outubro de 2018 - 17h37

Aumentar a segurança da troca de informações em redes sem fio, também conhecidas como wireless, foi um dos objetivos da primeira tese defendida no doutorado em Engenharia Elétrica da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Com o título “Segurança na camada física em redes de rádio cognitivo utilizando sinais impróprios”, a pesquisa foi desenvolvida por Guilherme Schünemann. A defesa ocorreu na tarde desta sexta-feira (26), no Centro Politécnico.

O autor descobriu cenários com condições de aumentar as taxas seguras de transmissão de dados, entre outros aspectos. “A segurança das redes sem fio é de crucial importância. Qualquer esforço nesse sentido é muito válido”, disse o recém-doutor e professor, que também é graduado e mestre pela UFPR nos cursos de Engenharia Elétrica e Engenharia de Produção, respectivamente. Para ele, a responsabilidade de defender a primeira tese do doutorado em Engenharia Elétrica é a mesma de qualquer outra: ser fiel ao método, por exemplo.

Primeira tese do doutorado de Engenharia Elétrica abordou a segurança das informações nas redes sem fio. Foto: Nicolle Schumacher/Sucom-UFPR

Primeira tese do doutorado em Engenharia Elétrica da UFPR abordou a segurança das informações nas redes sem fio. Foto: Nicolle Schumacher/Sucom-UFPR

Para o orientador da tese e coordenador do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica, Evelio Fernández, a defesa da primeira tese representa a consolidação do curso. “Os resultados das pesquisas de doutorado precisam ser originais. Acredito que o doutorado também vai alavancar o mestrado e a graduação. Esperamos que se formem muitos pesquisadores e professores”, disse.

A primeira turma de doutorado em Engenharia Elétrica da UFPR ingressou em 2015, e o mestrado é oferecido desde 2002.

Clique aqui e confira a galeria de fotos da defesa da primeira tese do doutorado em Engenharia Elétrica da UFPR.