Logo UFPR

UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Doutor mais jovem do Brasil é graduado pela UFPR

Foi público o ensino básico e fundamental, assim como a graduação, do doutor considerado o mais jovem do Brasil. Juliano Morimoto, hoje com 28 anos, ingressou por cotas sociais no curso de Ciências Biológicas da Universidade Federal do Paraná (UFPR), em 2009, e concluiu a graduação seis meses antes do previsto. Em seguida, foi aprovado no programa de doutorado em Zoologia de uma das mais renomadas universidades do mundo, a University of Oxford, do Reino Unido. Mais uma vez defendeu a tese antes do previsto, em 2016, aos 25 anos de idade. Há três anos, o brasileiro reside na Austrália e é pesquisador na Macquarie University.

Com essa trajetória, o ex-aluno da UFPR lamenta o corte de 30% do orçamento das universidades públicas brasileiras feito pelo governo. “É muito triste. Precisamos fazer algo para que as universidades não sejam afetadas dessa forma. O Brasil é um país reconhecido internacionalmente pela qualidade das pesquisas e esse corte afetará negativamente a ciência, a tecnologia e a sociedade de uma forma geral. Não é um corte apenas de verbas, mas de oportunidades também”, disse em visita à UFPR e ao reitor da instituição, Ricardo Marcelo Fonseca, na manhã desta terça-feira (7).

Graduado pela UFPR, doutor mais jovem do Brasil defende universidades públicas em visita à instituição na manhã desta terça-feira (7). Foto: Marcos Solivan/Sucom-UFPR
Graduado pela UFPR, doutor mais jovem do Brasil defende universidades públicas em visita à instituição na manhã desta terça-feira (7). Foto: Marcos Solivan/Sucom-UFPR

O reitor da UFPR considera que o sucesso e a trajetória acadêmica de Morimoto mostram o que universidades públicas brasileiras podem fazer de bom para o Brasil e para o mundo. “O Juliano entrou na nossa Universidade pelas cotas sociais. Isso mostra como conseguimos chegar a níveis internacionais de excelência com aquilo que nós fazemos aqui. A universidade é uma produção de saber e o Juliano é uma prova viva disso”, disse reforçando que cortar recursos das universidades públicas brasileiras, responsáveis por mais de 95% da produção do conhecimento no país, significa comprometer as pontes para o futuro.

O pesquisador que considera a UFPR a própria casa voltou a Curitiba para lançar o livro “Geometria poética”, escrito juntamente aos autores Leandro Capel, Rafael Ferreira da Silva, José dos Reis Santos, Felipe Augusto Cini e Fábio Friedrich. A obra é destinada a estudantes de escolas públicas e ensina a temática de maneira simplificada para facilitar o aprendizado. A publicação integra um projeto financiado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), que já atendeu mais de 500 estudantes da rede pública de Curitiba e região metropolitana, com palestras durante a Semana Nacional da Ciência e Tecnologia de 2017. O livro está disponível gratuitamente neste link.

Morimoto concluiu também o pós-doutorado na Universidade de Sydney em 2017. No mesmo ano, o pesquisador retornou à UFPR como professor visitante do Programa de Pós-Graduação em Ecologia e Conservação. Além disso, foi eleito recentemente membro da Sociedade Real de Biologia e Fellow de uma das mais antigas instituições para o estudo de história natural, a Sociedade Linnean de Londres (The Linnean Society of London). O biólogo inglês Charles Darwin foi eleito Fellow da instituição em 1854. Atualmente, Morimoto pesquisa a área de Ecologia comportamental, avaliando como fatores ecológicos e nutricionais impactam o comportamento animal, a evolução, as espécies e a adaptação no ambiente.

Assista abaixo à matéria produzida pela TV UFPR:

Sugestões

Prograd prorroga prazo para submissão de trabalhos do Compartilha UFPR 2024
A Universidade Federal do Paraná (UFPR), por meio da Pró-Reitoria de Graduação e Educação Profissional...
UFPR oferece disciplinas Transversais para alunos de graduação
Informamos que, devido à adesão dos técnico-administrativos e docentes da UFPR à greve, o início das...
Seminário Institucional do Pibid e PRP debate fortalecimento da educação básica na educação
Na última sexta-feira (12) aconteceu a solenidade de abertura do 12º Seminário Institucional do Programa...
Inscrições abertas para Curso de Especialização em Medicina Veterinária do Coletivo-UFPR 
A segunda edição do Curso de Especialização em Medicina Veterinária do Coletivo da Universidade Federal...