+ UFPR

Dois pesquisadores da UFPR vão representar o Brasil em evento do BRICS

Superintendência de Comunicação Social     22 de junho de 2017 - 12h07

Os professores Rodrigo Reis e Eduardo Burin, da Universidade Federal do Paraná, estão entre os quatro indicados pelo Ministério da Ciência e Tecnologia para representar o Brasil no 2nd BRICS Young Scientist Forum, que vai acontecer em julho, em Hang Zhou, na China.

O fórum, que reúne os cinco países integrantes do BRICS (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul) terá como temática central a construção de jovens lideranças na ciência, tecnologia e inovação. Ele antecede a Reunião Ministerial de Ciência, Tecnologia e Inovação (STI) e fornecerá uma plataforma de intercâmbio acadêmico e de políticas para jovens cientistas, além de ser uma oportunidade para fortalecer as cooperações.

Casos da UFPR

O evento tem quatro eixos principais de discussão: materiais, biomedicina, energia e popularização da ciência. Reis, que é professor e pesquisador do Setor Litoral da UFPR, irá representar o Brasil neste último eixo e falará sobre as políticas de popularização da ciência no País. A intenção do pesquisador é levar o caso do projeto do Laboratório Móvel de Educação Científica (LabMóvel) da UFPR, para ilustrar sua apresentação.

O LabMóvel, criado em 2006, trabalha principalmente com professores e estudantes das escolas públicas do litoral do Paraná. O objetivo do laboratório é aproximar o conhecimento científico da comunidade da região, trabalhando pela sensibilização e pela educação científica e ambiental.

Já o professor Burin, professor dos cursos de Engenharia de Energias Renováveis e Aquicultura, do Departamento de Engenharias e Exatas de Palotina, apresentará um panorama geral sobre o setor energético nacional e os desafios que teremos pela frente nesse campo.