Logo UFPR

UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Docente da UFPR integra equipe que atua em missão no Líbano

Uma representante do corpo docente da Universidade Federal do Paraná (UFPR) participa de missão oficial do governo federal em resposta à explosão ocorrida no dia 4 de agosto no porto de Beirute, no Líbano. O objetivo da equipe é identificar demandas de apoio técnico brasileiro. 

De acordo com o governo libanês, o acidente que causou a morte de mais de 180 pessoas e soma cerca de 6 mil feridos pode ter ocorrido a partir de cargas de materiais explosivos armazenadas no local. A previsão é de que as atividades no país asiático sigam até o final do mês de agosto e que os integrantes retornem ao Brasil no próximo domingo, 30. 

“As áreas temáticas foco são análise ambiental, saúde e avaliação e prevenção de incêndios. Mas também estamos atentos para outras demandas técnicas atreladas à resposta do desastre. Participo como oficial de enlace do governo com os organismos internacionais e a ONU”, informa Raquel Rejane Bonato Negrelle, professora aposentada do Departamento de Botânica da Federal do Paraná. 

Desde 1995, atua como docente e orientadora da linha de pesquisa Produção Vegetal em Sistemas Integrados junto ao Programa de Pós-Graduação em Agronomia – Produção Vegetal da UFPR. A bióloga é mestre em Botânica, doutora em Ecologia e Recursos Naturais e pós-doutora em Gestão Sustentável de Recursos Florestais Não Madeireiros. 

O convite para participação foi realizado pela Agência Brasileira de Cooperação (ABC), em conjunto com o Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cenad), dada a experiência de 20 anos de trabalho como integrante da United Nations Disaster Assessment and Coordination (Undac) – equipe da Organização das Nações Unidas (ONU) que atua internacionalmente na avaliação de necessidades humanitárias e na coordenação da resposta a desastres e emergências.

Sugestões

Centro de Medicina Veterinária do Coletivo comemora segundo aniversário com ação de adoção de cães
O Centro de Medicina Veterinária do Coletivo (CMVC) da Universidade Federal do Paraná (UFPR) comemora...
Pesquisadores relatam primeira evidência de poluição por biomídias plásticas no litoral do Paraná
As biomídias plásticas (termo usado pela indústria de saneamento) são pequenas peças plásticas perfuradas...
A revista AtoZ: novas práticas em informação e conhecimento passa a integrar o Scimago Journal Rank
A revista AtoZ: novas práticas em informação e conhecimento é o periódico científico interdisciplinar...
Ações de divulgação científica da UFPR são apresentadas em encontro internacional na Espanha
As atividades de divulgação científica da Universidade Federal do Paraná (UFPR) foram apresentadas, esta...