Ciência e Tecnologia

Docente da UFPR edita livro inédito no Brasil sobre efeitos de poluentes em peixes

Celsina Favorito     18 de março de 2014 - 13h15

Pof. Ciro Ribeiro, da Biológicas. Foto: Arquivo pessoal

“Alguns produtos de atividades humanas como os despejos urbano, industrial e agrícola, nos ecossistemas, têm feito com que ambientes aquáticos cheguem a estados irreversíveis de recuperação, tamanho é o nível de degradação. São exemplos dessa situação, no Paraná, o Rio Iguaçu e o litoral da Baía de Paranaguá. Em são Paulo, temos altos níveis de poluição no Rio Tietê e no litoral em Santos e São Vicente; e o mesmo se verifica no Rio Grande do Sul, em algumas regiões da Lagoa dos Patos, devido à atividade portuária realizada no local”. A afirmação é do pesquisador Ciro Alberto de Oliveira Ribeiro, coordenador do Laboratório de Toxicologia Celular do Setor de Ciências Biológicas da UFPR.

Ciro é um dos editores do livro inédito no Brasil-Pollution and Fish Health in Tropical Ecosystems – que reúne resultados de pesquisas sobre os efeitos de poluentes em peixes tropicais brasileiros. A obra, explica, tem um caráter essencialmente didático e os autores dos 13 capítulos (seis são da UFPR) são unânimes em afirmar a necessidade de uma revisão da legislação ambiental do país.

Legislação

Segundo Ciro Ribeiro, entre outros pontos, deve prever a utilização, nas análises padrões de avaliação dos níveis de contaminação dos ecossistemas aquáticos, o uso de biomarcadores de contaminação ambiental, visto que os testes previstos na legislação atual não são conclusivos. Ele destaca a necessidade de atualizar a legislação existente pois, assim, seria possível verificar o real potencial tóxico dos poluentes para fauna aquática e, consequentemente, o risco de exposição para populações humanas.

Ciro Ribeiro editou, junto com o docente da Unesp Eduardo Alves Almeida, os capítulos distribuídos nas 392 páginas do livro, composto por textos e imagens, e lançado em dezembro de 2013 pela CRC Press, nos Estados Unidos. O docente destaca que a publicação tem como público-alvo estudantes e professores interessados em conhecer a metodologia adotada nos estudos sobre a temática.

Universidades brasileiras

Além de estudantes e docentes da UFPR (Helena Cristina Silva de Assis; Francisco Filipac Neto; Marta Margarete Cestari; Maitana Mela; Daniele Dietrich Moura Costa, todos esses autores de seis dos 13 capítulos do livro), a publicação conta com artigos de professores de diversas universidades brasileiras, entre elas estão a UFRJ, UNIFESP, FURG, UFSCAR e UNESP. Interessados em adquirir a obra devem acessar o site da editora http://www.crcpress.com/product/isbn/9781482212877

Celsina Favorito