Logo UFPR

UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Docente da UFPR edita livro inédito no Brasil sobre efeitos de poluentes em peixes

Pof. Ciro Ribeiro, da Biológicas. Foto: Arquivo pessoal

“Alguns produtos de atividades humanas como os despejos urbano, industrial e agrícola, nos ecossistemas, têm feito com que ambientes aquáticos cheguem a estados irreversíveis de recuperação, tamanho é o nível de degradação. São exemplos dessa situação, no Paraná, o Rio Iguaçu e o litoral da Baía de Paranaguá. Em são Paulo, temos altos níveis de poluição no Rio Tietê e no litoral em Santos e São Vicente; e o mesmo se verifica no Rio Grande do Sul, em algumas regiões da Lagoa dos Patos, devido à atividade portuária realizada no local”. A afirmação é do pesquisador Ciro Alberto de Oliveira Ribeiro, coordenador do Laboratório de Toxicologia Celular do Setor de Ciências Biológicas da UFPR.

Ciro é um dos editores do livro inédito no Brasil-Pollution and Fish Health in Tropical Ecosystems – que reúne resultados de pesquisas sobre os efeitos de poluentes em peixes tropicais brasileiros. A obra, explica, tem um caráter essencialmente didático e os autores dos 13 capítulos (seis são da UFPR) são unânimes em afirmar a necessidade de uma revisão da legislação ambiental do país.

Legislação

Segundo Ciro Ribeiro, entre outros pontos, deve prever a utilização, nas análises padrões de avaliação dos níveis de contaminação dos ecossistemas aquáticos, o uso de biomarcadores de contaminação ambiental, visto que os testes previstos na legislação atual não são conclusivos. Ele destaca a necessidade de atualizar a legislação existente pois, assim, seria possível verificar o real potencial tóxico dos poluentes para fauna aquática e, consequentemente, o risco de exposição para populações humanas.

Ciro Ribeiro editou, junto com o docente da Unesp Eduardo Alves Almeida, os capítulos distribuídos nas 392 páginas do livro, composto por textos e imagens, e lançado em dezembro de 2013 pela CRC Press, nos Estados Unidos. O docente destaca que a publicação tem como público-alvo estudantes e professores interessados em conhecer a metodologia adotada nos estudos sobre a temática.

Universidades brasileiras

Além de estudantes e docentes da UFPR (Helena Cristina Silva de Assis; Francisco Filipac Neto; Marta Margarete Cestari; Maitana Mela; Daniele Dietrich Moura Costa, todos esses autores de seis dos 13 capítulos do livro), a publicação conta com artigos de professores de diversas universidades brasileiras, entre elas estão a UFRJ, UNIFESP, FURG, UFSCAR e UNESP. Interessados em adquirir a obra devem acessar o site da editora http://www.crcpress.com/product/isbn/9781482212877

Celsina Favorito

Sugestões

Ações de divulgação científica da UFPR são apresentadas em encontro internacional na Espanha
As atividades de divulgação científica da Universidade Federal do Paraná (UFPR) foram apresentadas, esta...
Programa Startup Garage UFPR está com inscrições abertas
A Universidade Federal do Paraná (UFPR) por meio da Superintendência de Parcerias e Inovação (SPIn) em...
Na linha de frente da ação climática, comunidade global prioriza os alertas precoces para todos
Comemorado em 23 de março, o Dia Meteorológico Mundial foi instituído pela Organização das Nações Unidas...
Simepar prevê outono ameno, com veranicos, nevoeiros e geadas pouco frequentes
La Niña resfria as águas do Pacífico Equatorial O outono tem início à 0h06 desta quarta-feira 20 de...