Logo UFPR

UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Divulgada lista de aprovados no vestibular 2014/2015 da UFPR

Calouros comemoram aprovação no vestibular da UFPR. Foto: Marcos Solivan

Em clima de festa, a UFPR divulgou nesta sexta-feira (9) a lista de candidatos aprovados no vestibular 2014/2015 da instituição. A cerimônia de entrega dos resultados aconteceu no prédio do Núcleo de Concursos, no Campus de Ciências Agrárias, e foi seguida da tradicional festa com música ao vivo e banho de lama.

Mais de 57 mil candidatos participaram deste processo seletivo, e quase 15 mil se classificaram para a segunda fase. Foram aprovados 4.927 candidatos. Aqueles que prestaram vestibular para os cursos de Matemática, Matemática Industrial e Estatística continuam na terceira fase do Processo Seletivo.

Neste ano, serão oferecidas 6.755 vagas  – o total da soma das vagas oferecidas pelo Processo Seletivo da UFPR e pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu). O reitor Zaki Akel Sobrinho destacou que esse vestibular, que foi o maior da instituição, ocorreu com muita tranquilidade.

Entre os novos calouros, 80% têm até 23 anos. A maioria deles (85%) vem do estado do Paraná, sendo que 71% são de Curitiba e Região Metropolitana.

Outro dado importante destacado pelo reitor é que 42% dos novos alunos concluíram o ensino médio em escolas públicas. “Isso demonstra o funcionamento do sistema de cotas”, disse.

Aprovados devem ficar atentos ao calendário de matrículas. Foto: Marcos Solivan

 

O primeiro lugar geral no processo seletivo ficou com Letícia Chaffin Barbosa Peruffo, nova caloura de Medicina, curso que teve a maior concorrência do vestibular. A candidata obteve nota de 834.850.

Os novos calouros devem ficar atentos ao calendário para o registro acadêmico, que será feito entre os dias 19 e 23 de janeiro. A consulta individual da data, horário, local e documentação necessária para o registro pode ser feita neste link.

 

Sisu

“Os candidatos que não conquistaram sua vaga não devem desanimar”, disse o reitor. Esses candidatos podem ter outra chance, com o Sistema de Seleção Unificada (Sisu), gerenciado pelo Ministério da Educação (MEC). A UFPR vai disponibilizar 1.977 vagas para o processo, que abre inscrições – em âmbito nacional – já a partir do dia 19 de janeiro. Leia mais sobre o Sisu aqui.

De forma pioneira, a UFPR desenvolveu um aplicativo para a divulgação dos resultados do vestibular, além de outras informações.

Aplicativo

Neste ano, os vestibulandos puderam conferir o resultado também por meio de um aplicativo, que está disponível na Google Play Store para dispositivos com o sistema operacional Android. Pelo app +UFPR, os candidatos receberam a lista dos aprovados no momento em que ela foi divulgada, além de outras informações da UFPR e conteúdo da UFPR TV.

Outra novidade da UFPR neste ano foi o envio de mensagens de texto para os celulares dos candidatos aprovados no vestibular.

Leia mais sobre o aplicativo acessando este link.

 

Confira a lista completa dos aprovados na Chamada Geral do vestibular 2014-2015 da UFPR no site do Núcleo de Concursos.

Veja o álbum completo de fotos da festa dos calouros no Flickr da UFPR.

 

Por Helen Mendes

Sugestões

Nucli - IsF: inscrições abertas para o curso online e gratuito de inglês para internacionalização
O Núcleo de Idiomas (Nucli IsF) da Universidade Federal do Paraná (UFPR), vinculado à Rede Andifes Idiomas...
Curso de Licenciatura em Educação do Campo abre seleção para 40 vagas
Pessoas interessadas em trabalhar com educação no campo podem se inscrever até 20 de maio no processo...
Prograd prorroga prazo para submissão de trabalhos do Compartilha UFPR 2024
A Universidade Federal do Paraná (UFPR), por meio da Pró-Reitoria de Graduação e Educação Profissional...
UFPR oferece disciplinas Transversais para alunos de graduação
Informamos que, devido à adesão dos técnico-administrativos e docentes da UFPR à greve, o início das...