Universidade Federal do Paraná

Menu

Ensino e Educação

Disciplinas Transversais ofertam duas novas turmas no 2º/2018

Superintendência de Comunicação Social     15 de agosto de 2018 - 12h53

Os módulos fazem parte de uma iniciativa pioneira no Brasil desenvolvido pela Pró-Reitoria de Pós-Graduação (PRPPG). Crédito: Marcos Solivan

A Universidade Federal do Paraná iniciou hoje a oferta de mais duas disciplinas transversais voltadas para estudantes dos programas de pós-graduação da instituição: “Métodos de pesquisa” e “Escrita acadêmica em inglês”.

Os módulos fazem parte de uma iniciativa pioneira no Brasil desenvolvido pela Pró-Reitoria de Pós-Graduação (PRPPG), que promove disciplinas que abordam temas comuns aos diferentes programas de pós-graduação, reduzindo o trabalho hoje pulverizado.

André Rodacki, coordenador de Programas de Pós-graduação Stricto sensu, lembra que a intenção do projeto é ofertar disciplinas que são comuns aos mais de 80 programas da UFPR, oferecendo aos estudantes o que a Instituição tem de melhor e possibilitando aos departamentos que consigam direcionar integralmente esforços do corpo docente para suas áreas de especialidade.

A mestranda Adriana de Quadros Cavilha, do Programa de Medicina Interna, inscreveu-se nas duas disciplinas. “Decidi fazer essas aulas porque eu quero melhorar minhas pesquisas”, afirma.

E foi nesse contexto que o professor Eduardo Barra, professor do Departamento de Filosofia e Pró-Reitor de Graduação da UFPR, abriu a aula da disciplina de Método de pesquisa. Barra convidou os estudantes a refletirem sobre a Ciência, para que a compreendam como pesquisadores, mas também como formadores de futuros pesquisadores.

“Compreender o que é Ciência é importante para que formemos uma imagem melhor do que fazemos enquanto pesquisadores, para sermos mais críticos. Além disso, conseguimos qualificar o debate público da Ciência. Falar de Ciência. Explicar o que fazemos. E isso nunca foi tão importante para o Brasil como é hoje, no momento em que estamos vivenciando um desmonte dos incentivos à pesquisa no país”, disse Barra.

Cerca de 200 estudantes participaram da disciplina

Realizadas com o apoio da UFPR TV, as disciplinas podem ser cursadas na modalidade presencial ou remota. Crédito: Marcos Solivan.

Realizadas com o apoio da UFPR TV, as disciplinas podem ser cursadas na modalidade presencial ou remota, pois são transmitidas ao vivo via internet e com alta qualidade. Dessa maneira, a aula presencial que aconteceu no Setor de Ciências Sociais Aplicadas foi acompanhada por estudantes de todos os campi da instituição. Ao todo, mais de 100 discentes acompanhavam a distância.

A disciplina “Métodos de pesquisa” tem a intenção de apresentar aos cursistas uma ampla abordagem dos diferentes métodos de pesquisa utilizados na ciência e será ministrado por um grupo de professores qualificados no tema. O programa apresenta tópicos de História e Filosofia da Ciência; Conhecimento, realidade e objetividade; Significado, definições, objetivos e motivação da pesquisa; Métodos de Pesquisa; O uso do método científico; Desenvolvimento de projetos de pesquisa; Relatório e formas de apresentação dos resultados da pesquisa nas perspectivas quanti e qualitativa; Ética, integridade e legislação em pesquisa e publicações científicas; entre outros.

Letícia de Fátima Helpa, estudante do mestrado em Saúde da Criança e do Adolescente, já cursou Metodologia de pesquisa em seu programa de pós-graduação, entretanto, conta que matriculou-se na disciplina transversal para reforçar o conteúdo, buscando uma nova abordagem, que envolva a pluralidade das áreas da ciência.

Já o módulo de “Escrita acadêmica em inglês”, que terá início no período da tarde, está sendo ofertado pela segunda vez, no entanto, nessa edição o conteúdo será todo ministrado na língua inglesa. A disciplina visa o aperfeiçoamento da escrita acadêmica no idioma, ampliando as possibilidade de publicação de trabalho e fomentando o processo de internacionalização da universidade.