Ensino e Educação

Disciplinas transversais estão sendo ministradas totalmente na modalidade remota

Superintendência de Comunicação Social     25 de maio de 2020 - 12h46

Após o Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão da Universidade Federal do Paraná (UFPR) aprovar resolução que institui, em caráter excepcional, período especial para os cursos de pós-graduação no ano de 2020 em razão das medidas de enfrentamento à pandemia de covid-19, a Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PRPPG) adequou e retomou o calendário das disciplinas transversais.

As disciplinas Metodologia de Pesquisa Científica e Métodos Estatísticos em Pesquisa Científica tiveram início no dia 20 de maio, já a disciplina inédita de Inovação e Empreendedorismo deve começar no dia 17 de junho. Nesta segunda-feira (25), também foram abertas as inscrições para a já conhecida disciplina de Escrita Acadêmica em Inglês. O período para inscrição vai até o dia 8 de junho e as aulas devem iniciar no dia 10.

Devido à pandemia de covid-19 enfrentada pelo Brasil e pelo mundo, as disciplinas tiveram que ser readequadas. As aulas que já eram híbridas, integrando modo presencial e remoto, agora passaram a ser ministradas totalmente de forma online. O período de matrículas também foi reaberto e a comunidade demonstrou um interesse ainda maior. O número de matriculados chegou a aumentar em 200%; são cerca de 600 inscritos para cada uma das disciplinas.

“Além da comunidade da UFPR, estamos atendendo alunos de quase todas as universidades estaduais. Essa parceria é muito importante no sentido de auxiliar as outras instituições a passarem por esse momento difícil ocasionado pela pandemia”, comenta o coordenador dos programas de pós-graduação stricto sensu da UFPR, André Luiz Felix Rodacki.

Em um momento em que a educação está precisando se reinventar para continuar atendendo estudantes de todos os níveis de formação, as disciplinas transversais são um exemplo de atividade acadêmica remota já consolidada e que vem apresentando resultados positivos. Rodacki explica que o método é síncrono, ou seja, o aluno assiste às aulas em tempo real, ao mesmo tempo em que o professor está lecionando e que a UFPR já dispões de ferramentas para a gestão de aulas remotas.

“Quando a universidade migrou para a plataforma Microsoft, incluiu em seus recursos a ferramenta Teams, que comporta até 250 alunos simultâneos assistindo a uma aula. No momento, estamos investindo na capacitação dos docentes para que eles operem por esse recurso”, explica o coordenador.

Assista abaixo a um vídeo explicativo sobre as disciplinas transversais da UFPR:

Saiba tudo sobre as ações da UFPR relacionadas ao novo coronavírus