Universidade Federal do Paraná

Menu

Ensino e Educação

Disciplinas transversais estão sendo ministradas totalmente na modalidade remota

Superintendência de Comunicação Social     25 de maio de 2020 - 12h46

Após o Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão da Universidade Federal do Paraná (UFPR) aprovar resolução que institui, em caráter excepcional, período especial para os cursos de pós-graduação no ano de 2020 em razão das medidas de enfrentamento à pandemia de covid-19, a Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PRPPG) adequou e retomou o calendário das disciplinas transversais.

As disciplinas Metodologia de Pesquisa Científica e Métodos Estatísticos em Pesquisa Científica tiveram início no dia 20 de maio, já a disciplina inédita de Inovação e Empreendedorismo deve começar no dia 17 de junho. Nesta segunda-feira (25), também foram abertas as inscrições para a já conhecida disciplina de Escrita Acadêmica em Inglês. O período para inscrição vai até o dia 8 de junho e as aulas devem iniciar no dia 10.

Devido à pandemia de covid-19 enfrentada pelo Brasil e pelo mundo, as disciplinas tiveram que ser readequadas. As aulas que já eram híbridas, integrando modo presencial e remoto, agora passaram a ser ministradas totalmente de forma online. O período de matrículas também foi reaberto e a comunidade demonstrou um interesse ainda maior. O número de matriculados chegou a aumentar em 200%; são cerca de 600 inscritos para cada uma das disciplinas.

“Além da comunidade da UFPR, estamos atendendo alunos de quase todas as universidades estaduais. Essa parceria é muito importante no sentido de auxiliar as outras instituições a passarem por esse momento difícil ocasionado pela pandemia”, comenta o coordenador dos programas de pós-graduação stricto sensu da UFPR, André Luiz Felix Rodacki.

Em um momento em que a educação está precisando se reinventar para continuar atendendo estudantes de todos os níveis de formação, as disciplinas transversais são um exemplo de atividade acadêmica remota já consolidada e que vem apresentando resultados positivos. Rodacki explica que o método é síncrono, ou seja, o aluno assiste às aulas em tempo real, ao mesmo tempo em que o professor está lecionando e que a UFPR já dispões de ferramentas para a gestão de aulas remotas.

“Quando a universidade migrou para a plataforma Microsoft, incluiu em seus recursos a ferramenta Teams, que comporta até 250 alunos simultâneos assistindo a uma aula. No momento, estamos investindo na capacitação dos docentes para que eles operem por esse recurso”, explica o coordenador.

Assista abaixo a um vídeo explicativo sobre as disciplinas transversais da UFPR:

Saiba tudo sobre as ações da UFPR relacionadas ao novo coronavírus


UFPR nas Redes Sociais

UFPR no Facebook UFPR no Twitter UFPR no Flickr RSS UFPR UFPR no Youtube UFPR no Instagram
Universidade Federal do Paraná
Rua XV de Novembro, 1299 | CEP 80.060-000 | Centro | Curitiba | PR | Brasil | Fone: +55(41) 3360-5000
UFPR no Facebook UFPR no Twitter UFPR no Youtube
Setor de Universidade Federal do Paraná
Rua XV de Novembro, 1299
CEP 80.060-000 - Centro
Reitoria da UFPR - Curitiba - PR - Brasil
Fone: +55(41) 3360-5000

Imagem logomarca da UFPR

©2020 - Universidade Federal do Paraná

Desenvolvido em Software Livre e hospedado pela AGTIC - Agência de Tecnologia da Informação e Comunicação da UFPR