Logo UFPR

UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Disciplina sobre gestão de dados de pesquisa tem inscrições abertas para estudantes e docentes de pós-graduação

Com foco na gestão de grandes quantidades de dados de pesquisas, a disciplina “Research Data Management In Data Intensive Computing” está com inscrições abertas até o dia 7 de março pelo sistema Siga. A disciplina é ofertada pelo Programa de Pós-graduação em Informática em parceria com a Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação (PRPPG) da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Podem participar estudantes e docentes de mestrado e doutorado da UFPR de qualquer área.

Os encontros serão de 11 a 28 de março, às segundas, terças e quintas-feiras, das 16h às 19h30, no auditório do Centro de Ciências Florestais da Madeira (Cifloma), Campus Jardim Botânico. As aulas serão ministradas em inglês por cinco professores da UFPR e por sete docentes de duas instituições de ensino alemãs, a Universidade de Freiburg e a Universidade de Ulm. São 100 vagas para a modalidade presencial e 150 para a remota – as gravações serão feitas em parceira com a UFPR TV.

Coordenador da disciplina, professor Daniel Weingaertner, do Programa de Pós-Graduação em Informática, com equipe de alunos da UFPR no ISC Student Cluster Competition, na Alemanha, em 2018. Foto: Divulgação
Coordenador da disciplina, professor Daniel Weingaertner, do Programa de Pós-Graduação em Informática, com equipe de alunos da UFPR no ISC Student Cluster Competition, na Alemanha, no ano passado. Foto: Divulgação

O objetivo da disciplina é discutir técnicas de armazenamento, acesso e processamento de grandes quantidades de dados utilizados em pesquisa. O professor Daniel Weingaertner, do Programa de Pós-Graduação em Informática da UFPR, que coordena a disciplina, explica que várias áreas da ciência geram dados e, às vezes, quando as pesquisas acabam os dados não estão disponíveis. “O gerenciamento de dados é uma questão importante no mundo todo. Vamos discutir como sanar esse problema, o que já há na UFPR e o que ainda pode ser feito”, diz. Além disso, com a parceria com as universidades alemãs, ele ressalta que haverá expertise de vários lugares distintos.

A disciplina terá duração de 30 horas e integra o Summer School, evento que ocorre pela terceira vez na da área de Informática numa parceria entre a UFPR e a Universidade de Freiburg, da Alemanha.

Sugestões

Nucli - IsF: inscrições abertas para o curso online e gratuito de inglês para internacionalização
O Núcleo de Idiomas (Nucli IsF) da Universidade Federal do Paraná (UFPR), vinculado à Rede Andifes Idiomas...
Curso de Licenciatura em Educação do Campo abre seleção para 40 vagas
Pessoas interessadas em trabalhar com educação no campo podem se inscrever até 20 de maio no processo...
Prograd prorroga prazo para submissão de trabalhos do Compartilha UFPR 2024
A Universidade Federal do Paraná (UFPR), por meio da Pró-Reitoria de Graduação e Educação Profissional...
UFPR oferece disciplinas Transversais para alunos de graduação
Informamos que, devido à adesão dos técnico-administrativos e docentes da UFPR à greve, o início das...