Extensão e Cultura

Disciplinas de Engenharia de Aquicultura atrelam divulgação cientifica à atividade extensionista

Jéssica Tokarski     19 de julho de 2021 - 11h41

Estudantes do curso de Engenharia de Aquicultura do Campus Pontal do Paraná – Centro de Estudos do Mar da Universidade Federal do Paraná (UFPR) utilizaram o conhecimento adquirido nas disciplinas da graduação para produzir vídeos e podcasts com o objetivo de estender o aprendizado, em uma linguagem acessível, para além da academia, visando informar, principalmente, produtores, técnicos e demais pessoas da comunidade externa.

A iniciativa foi da professora Luciene Lima, que tratou a produção como atividade extensionista atrelada ao ensino e à pesquisa. “Expliquei para os estudantes sobre a importância de eles também saberem reproduzir o aprendizado para além da sala de aula e sobre o papel que têm na divulgação científica”. Ela comenta que essa é uma boa forma de inserir ações extensionistas no currículo das disciplinas.

Produção

Os alunos produziram e disponibilizaram para a comunidade materiais que tratam de temas específicos como a saprolegniose (doença do algodão) – micose que afeta os peixes principalmente durante o inverno; o processo de aquisição de biocombustível por meio de microalgas; e a carragena – extrato feito a partir de algas vermelhas marinhas que serve como emulsificante, estabilizante e gelificante em muitos alimentos –; e de assuntos gerais, como a microbiologia.

Confira alguns desses conteúdos:

Podcast: Algas vermelhas como matéria-prima da carragena.

Podcast: Patologia saprolegniose.

Podcast: Mundo micro.