+ UFPR

Diretoria de Desenvolvimento e Integração dos Campi lança edital de patrocínio para eventos nos Campi Avançados

Bruna Bertoldi Gonçalves     2 de dezembro de 2019 - 15h35

A Diretoria de Desenvolvimento e Integração dos Campi (Integra) da UFPR lançou, nesta segunda-feira, 2, um edital para captação de verbas para realização de eventos previstos para ocorrerem no próximo ano nos Campi Avançados. A ação faz parte do Programa Integra UFPR, que visa à continuidade e manutenção de atividades nos campi e setores da Universidade em Palotina, Toledo, Jandaia do Sul, Matinhos e Pontal do Paraná.

O Edital de Chamamento Público nº 01/2019 – Integra/UFPR objetiva a obtenção de patrocínio para o Programa Integra por meio de parcerias com empresas nacionais, instituições públicas, consórcios de empresas e organizações de direito privado sem fins lucrativos. As entidades interessadas poderão apresentar as propostas a partir do dia 10 de dezembro. O prazo para submissão no âmbito do edital de fluxo contínuo segue até 10 de setembro de 2020. Os selecionados terão direito à contrapartida de publicidade nos termos definidos no instrumento.

Os recursos destinados ao Programa Integra – que também tem como meta o fortalecimento da UFPR fora da sede, em Curitiba, e o desenvolvimento de territórios e comunidades locais – serão utilizados para financiar a organização, execução e divulgação de atividades e eventos promovidos pela Integra. Os projetos que compõem o programa são a Feira de Oportunidades, o Desafio Integra TCC Premiado, o Roadshow Científico-Cultural UFPR, a Feira de Profissões dos Campi Avançados, o Meetups on garage e UFPR mais Perto.

A intenção é executar os projetos em 2020 no Setor Palotina, no Setor Litoral – em Matinhos -, no Campus Jandaia do Sul, no Campus Toledo e Campus Pontal do Paraná – Centro de Estudos do Mar (CEM). “As empresas e instituições interessadas poderão submeter as propostas durante os próximos dez meses. O recurso captado atenderá todos os eventos a serem realizados no ano que vem. O prazo irá até setembro para termos tempo hábil para executar os recursos e realizar os eventos previstos para o final do ano”, informa a administradora que compõe a equipe da Integra Juliana Trianoski.

O edital se ampara em princípios da Administração Pública e é motivado pela escassez de recursos e dificuldades encontradas pela instituição para arcar com os custos das atividades. A necessidade de propiciar condições para a continuidade das atividades de desenvolvimento institucional, extensionistas, científicas, artísticas e culturais desenvolvidas pela Universidade fundamentam sua publicação.

As instituições interessadas poderão contribuir com parte ou com a totalidade dos custos. A descrição de cada evento, as cotas de patrocínio, as condições para participação e a documentação necessária podem ser consultadas no edital.

Integra

A Integra tem como finalidade aproximar a Reitoria dos campi para ampliar o diálogo com a Administração Central e as unidades da UFPR. Promover ações que garantam o pleno funcionamento dos campi e a infraestrutura necessária para a oferta de cursos de graduação e de pós-graduação com qualidade são atribuições da unidade.

As ações incluem o apoio a projetos de desenvolvimento institucional – programas, atividades e operações especiais de natureza infraestrutural, material e laboratorial – que levem à melhoria mensurável das condições da UFPR. Propor ações que promovam a continuidade e o aprimoramento das atividades de ensino, pesquisa, extensão e inovação e promover a articulação de programas e projetos entre os campi estão entre as competências da Diretoria.

Criada em 2017 como Direção de Apoio aos Campi Avançados (Daca), a unidade atuou em substituição à antiga Coordenação de Expansão até junho de 2019. O grupo ofereceu suporte na expansão da graduação e pós-graduação dos Campi Avançados e articulou ações junto às Pró-Reitorias e à Reitoria.

Em julho deste ano, o Conselho de Planejamento e Administração (Coplad) da UFPR aprovou a criação da Integra, com regimento próprio, em substituição à Daca. A equipe é composta por seis integrantes, que colaboram com atividades nos âmbitos administrativo, financeiro, estratégico e de projetos arquitetônicos.

“A criação da Integra como unidade vinculada à Reitoria evidencia a importância que os Campi Avançados têm atualmente na UFPR. A ideia é potencializar o que temos de melhor nos nossos campi e, também, articular ações que os integrem de uma nova forma com as iniciativas que a Universidade já realiza na sede”, afirma o diretor de Desenvolvimento e Integração dos Campi, Helton José Alves.

Os núcleos administrativos do órgão executivo estão situados no prédio da Reitoria, em Curitiba, e no Setor Palotina. “Nós repensamos o nome para tentar refletir mais o papel que a Diretoria desempenha. Também planejamos ações que possam contribuir para o desenvolvimento local onde o campus está instalado. Ações com municípios, com gestores, com empresas, com a comunidade local”, complementa Juliana.

Atualmente, os Campi Avançados contam com cerca de 5000 alunos de graduação e aproximadamente 600 servidores entre docentes e técnicos-administrativos em Educação (TAEs).

Mais informações no site www.integra.ufpr.br.

Conheça todos os campi e setores da UFPR aqui.