Universidade Federal do Paraná

Menu

Ciência e Tecnologia

Diretor do Setor de Ciências Jurídicas participa de seminário em Florença, na Itália

Jéssica Maes     20 de fevereiro de 2015 - 11h30

professor italia

O professor Fonseca (ao centro) discutiu o tema com os italianos Paolo Cappellini (à esquerda) e Massimo Meccarelli (à direita). Imagem: Arquivo pessoal

 

No último dia 13 de fevereiro, o professor Ricardo Marcelo Fonseca, do Departamento de Direito Privado da UFPR, participou de um seminário internacional na Universidade de Florença (Università degli Studi di Firenze), na Itália, com o tema “Espaço, hibridações culturais e direitos entre história e pós-modernidade”. Também fez parte da discussão o professor da Universidade de Macerata (Università degli Studi di Macerata), Massimo Meccarelli, sob a coordenação do professor Paolo Cappellini, catedrático de história do direito na instituição florentina.

“O encontro discutiu um tema super contemporâneo”, explica Fonseca. “Nós vivemos em um mundo globalizado, de intercâmbios, contatos e conflitos culturais. Fui até lá para levar a visão do Brasil sobre a hibridação cultural e de direitos”, conta. “A gente só entende a nossa cultura jurídica, a partir do momento que entendemos como se deu esse contato com a cultura jurídica da Europa e dos Estados Unidos, por isso esse tipo de discussão é tão importante”.

O evento era voltado a professores, doutorandos, pesquisadores da Universidade de Florença e se propunha a trazer profissionais com observatórios diferentes a respeito do assunto tratado.

Dupla titulação

Diretor do Setor de Ciências Jurídicas da UFPR, o pesquisador dedica-se à história do direito e fez seu pós-doutorado na Universidade de Florença, o mais importante pólo do mundo de estudo nesta área. Convidado especialmente para a ocasião, a visita de Fonseca faz parte de uma rede de relações consolidada entre as instituições e oficializada em 2011, com a assinatura do acordo de co-tutela entre ambas. O documento, com validade inicial de cinco anos, garante que acadêmicos obtenham um título duplo de doutor, levando o diploma tanto pela UFPR como pela Universidade de Florença.

A divisão de conteúdo do curso e a participação de pesquisadores na banca para a dupla diplomação em doutorado é bastante paritária, contando com a participação efetiva de ambas as instituições. Na área jurídica, a iniciativa foi pioneira em todo o país.

 


UFPR nas Redes Sociais

UFPR no Facebook UFPR no Twitter UFPR no Flickr RSS UFPR UFPR no Youtube UFPR no Instagram
Universidade Federal do Paraná
Rua XV de Novembro, 1299 | CEP 80.060-000 | Centro | Curitiba | PR | Brasil | Fone: +55(41) 3360-5000
UFPR no Facebook UFPR no Twitter UFPR no Youtube
Setor de Universidade Federal do Paraná
Rua XV de Novembro, 1299
CEP 80.060-000 - Centro
Reitoria da UFPR - Curitiba - PR - Brasil
Fone: +55(41) 3360-5000

Imagem logomarca da UFPR

©2019 - Universidade Federal do Paraná

Desenvolvido em Software Livre e hospedado pelo Centro de Computação Eletrônica da UFPR