Logo UFPR

UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Dia Mundial do Meio Ambiente: professor da UFPR aponta desafios da gestão ambiental

 

 

6 de junho é o Dia Mundial do Meio Ambiente

Neste dia 5 de junho é comemorado o Dia Mundial do Meio Ambiente. E são vários os desafios que o tema impõe à reflexão. Para o professor Paulo de Tarso Pires, do departamento de Economia Rural da UFPR e coordenador geral no Brasil da Rede Latino Americana de Direito Florestal Ambiental, o entendimento geral do Meio Ambiente está vivendo uma mudança de paradigma. “Antes, havia um posicionamento indústria versus meio ambiente. Hoje, a indústria e sociedade entendem o meio ambiente como um recurso a ser apropriado como parceria”, explica.

Na visão do pesquisador, um dos desafios atuais é trabalhar a questão social em conjunto com a ambiental. Por exemplo, nas situações de desastres ambientais, que estão atingindo cada vez mais pessoas, por dois motivos: as mudanças climáticas que causam situações diferenciadas de chuvas e o crescimento acelerado da população que está empurrando os mais pobres para moradias em áreas de risco, como encostas de morros ou beira de rios. A resposta, nesse caso, é investir no planejamento público, aponta ele. “Precisamos utilizar os recursos naturais de forma sustentável, buscando solucionar questões nevrálgicas na sociedade”, afirma.

Prof. Paulo de Tarso Pires (foto arquivo)

A saída dos Estados Unidos do Acordo Climático de Paris, anunciada na última semana, é foco de várias reações, inclusive dentro do próprio país americano. Pires observa que grandes empresas da área petrolífera, como Chevron e Exxon Mobil, se posicionaram contra a saída por enxergarem os acordos ambientais como um possível diferencial competitivo, e que o Estado da Califórnia, um dos mais ricos da federação norte-americana, anunciou que vai manter os critérios do acordo.

Em outra perspectiva, há avanços interessantes nas políticas de meio ambiente e combate à fome. A União Europeia e os Estados Unidos vêm investindo fortemente em novas tecnologias de produção sustentável de alimentos, especialmente em países africanos. Além de visar a redução da fome nos países pobres, a ação também tem como meta reduzir a pressão de imigração em direção aos países desenvolvidos, fixando a população africana no campo. “Isso demonstra como a questão ambiental e a social estão entrelaçadas, e que os governos estão percebendo isso muito claramente”, analisa o professor Pires.

 

 

Sugestões

Nucli - IsF: inscrições abertas para o curso online e gratuito de inglês para internacionalização
O Núcleo de Idiomas (Nucli IsF) da Universidade Federal do Paraná (UFPR), vinculado à Rede Andifes Idiomas...
Curso de Licenciatura em Educação do Campo abre seleção para 40 vagas
Pessoas interessadas em trabalhar com educação no campo podem se inscrever até 20 de maio no processo...
Prograd prorroga prazo para submissão de trabalhos do Compartilha UFPR 2024
A Universidade Federal do Paraná (UFPR), por meio da Pró-Reitoria de Graduação e Educação Profissional...
UFPR oferece disciplinas Transversais para alunos de graduação
Informamos que, devido à adesão dos técnico-administrativos e docentes da UFPR à greve, o início das...