Universidade Federal do Paraná

Menu

Ensino e Educação

Últimas notícias...


Histórico de notícias

Dia Mundial do Meio Ambiente: professor da UFPR aponta desafios da gestão ambiental

Simone Meirelles     5 de junho de 2017 - 14h57

 

 

6 de junho é o Dia Mundial do Meio Ambiente

Neste dia 5 de junho é comemorado o Dia Mundial do Meio Ambiente. E são vários os desafios que o tema impõe à reflexão. Para o professor Paulo de Tarso Pires, do departamento de Economia Rural da UFPR e coordenador geral no Brasil da Rede Latino Americana de Direito Florestal Ambiental, o entendimento geral do Meio Ambiente está vivendo uma mudança de paradigma. “Antes, havia um posicionamento indústria versus meio ambiente. Hoje, a indústria e sociedade entendem o meio ambiente como um recurso a ser apropriado como parceria”, explica.

Na visão do pesquisador, um dos desafios atuais é trabalhar a questão social em conjunto com a ambiental. Por exemplo, nas situações de desastres ambientais, que estão atingindo cada vez mais pessoas, por dois motivos: as mudanças climáticas que causam situações diferenciadas de chuvas e o crescimento acelerado da população que está empurrando os mais pobres para moradias em áreas de risco, como encostas de morros ou beira de rios. A resposta, nesse caso, é investir no planejamento público, aponta ele. “Precisamos utilizar os recursos naturais de forma sustentável, buscando solucionar questões nevrálgicas na sociedade”, afirma.

Prof. Paulo de Tarso Pires (foto arquivo)

A saída dos Estados Unidos do Acordo Climático de Paris, anunciada na última semana, é foco de várias reações, inclusive dentro do próprio país americano. Pires observa que grandes empresas da área petrolífera, como Chevron e Exxon Mobil, se posicionaram contra a saída por enxergarem os acordos ambientais como um possível diferencial competitivo, e que o Estado da Califórnia, um dos mais ricos da federação norte-americana, anunciou que vai manter os critérios do acordo.

Em outra perspectiva, há avanços interessantes nas políticas de meio ambiente e combate à fome. A União Europeia e os Estados Unidos vêm investindo fortemente em novas tecnologias de produção sustentável de alimentos, especialmente em países africanos. Além de visar a redução da fome nos países pobres, a ação também tem como meta reduzir a pressão de imigração em direção aos países desenvolvidos, fixando a população africana no campo. “Isso demonstra como a questão ambiental e a social estão entrelaçadas, e que os governos estão percebendo isso muito claramente”, analisa o professor Pires.

 

 


UFPR nas Redes Sociais

UFPR no Facebook UFPR no Twitter UFPR no Flickr RSS UFPR UFPR no Youtube UFPR no Instagram
Universidade Federal do Paraná
Rua XV de Novembro, 1299 | CEP 80.060-000 | Centro | Curitiba | PR | Brasil | Fone: +55(41) 3360-5000
UFPR no Facebook UFPR no Twitter UFPR no Youtube
Setor de Universidade Federal do Paraná
Rua XV de Novembro, 1299
CEP 80.060-000 - Centro
Reitoria da UFPR - Curitiba - PR - Brasil
Fone: +55(41) 3360-5000

Imagem logomarca da UFPR

©2021 - Universidade Federal do Paraná

Desenvolvido em Software Livre e hospedado pela AGTIC - Agência de Tecnologia da Informação e Comunicação da UFPR