Ciência e Tecnologia

Dia de Campo terá plantio de mudas de frutíferas em área de criação de galinhas caipiras

Simone Meirelles     25 de novembro de 2019 - 8h08

Plantio de frutíferas (foto arquivo Horto)

Cerca de 150 mudas de árvores frutíferas serão plantadas nesta terça-feira, dia 26, no Dia de Campo do Projeto de Extensão Universitária Horto Agroflorestal Sabores e Saberes da UFPR. Serão plantadas mudas de jabuticaba, gabiroba, goiaba, araçá amarelo, araçá vermelho, uvaia, grumixama, pitanga, feijoa (goiabeira serrana) e cereja da mata, no Centro de Estações Experimentais do Canguiri.

Segundo a professora Rozi Gaspar, que coordena o projeto, o objetivo é recuperar uma área degradada com o plantio de frutíferas e criação de galinhas caipiras (Sistemas Agroflorestais / Agrofloresta). A área vai servir de unidade demonstrativa para realização de práticas acadêmicas e visita técnica de produtores rurais, acadêmicos e comunidade externa. “Será um sistema rotativo, em que as galinhas  pastejam e controlam o mato, além de se alimentar com frutas. Esta área será usada também para alimentar os pássaros migratórios que anualmente passam pela a fazenda”, explica a professora.

O Dia de Campo será das 8h às 17h, na  Área de Agrofloresta com Frutíferas e Galinhas Caipiras da Fazenda Canguiri/UFPR (R. Ivone Pímentel – Jardim das Nascentes, Pinhais). A participação é gratuita e livre a todos os interessados. Basta comparecer ao local no horário indicado.