Ciência e Tecnologia

Departamento de Medicina Veterinária recebe visita de professora do Marrocos

Simone Meirelles     28 de fevereiro de 2018 - 15h10

As professoras Saâdia (esq) e Elizabeth, com a doutoranda Yassmina (foto SM)

Pesquisas sobre aves realizadas na UFPR estão ganhando o mundo através de publicações científicas. No Marrocos, a professora Saâdia Nassik, do Instituto Agronômico e Veterinário Hassan II, localizado  na cidade de Rabat, tomou conhecimento pela Internet dos trabalhos da equipe da professora Elizabeth Santin, do Departamento de Medicina Veterinária,  e agendou uma visita técnica. A professora Saâdia chegou a Curitiba no último dia 25 e permanece até 3 de março, acompanhada pela doutoranda Yassmina Bidoudan. O objetivo é verificar as possibilidades intercâmbios e convênios, visando a aplicação das pesquisas brasileiras à realidade marroquina.

Segundo ela, o interesse mais específico é em aves de produção. O método pesquisado, chamado de “I See Inside – ISI” é patenteado pela UFPR e avalia a qualidade e saúde intestinal de frangos. O foco não é sem motivo: a avicultura é a maior área de produção agropecuária no Marrocos. Inclusive, o país atua como exportador para países da África, especialmente em pintinhos de um dia e ovos férteis.

A expectativa é que em breve seja formatado um convênio, a ser avaliado pelas duas universidades. Em setembro, a professora Elizabeth Santin deve ir ao Marrocos para conhecer o Instituto Hassan II e os trabalhos lá realizados.