+ UFPR

Demonstrações e objetos apresentam engenharias para visitantes da Feira de Cursos e Profissões

Superintendência de Comunicação Social     22 de agosto de 2019 - 13h00

Os cursos de engenharia atraem os visitantes da Feira de Cursos e Profissões, que ocorre até domingo, no complexo da Universidade Federal do Paraná (UFPR) em Piraquara, apresentando objetos, experimentos e demonstrando trabalhos na área. O evento é gratuito e recebe a comunidade para apresentar a graduação e atividades relacionadas ao ensino oferecidas pela instituição.

Professora Regina Weinschutz apresenta a Engenharia Química para visitantes da Feira (Foto: Amanda Miranda/Sucom)

As amigas Bruna Ferreira Palácio e Glenda Eduarda Simão, estudantes da escola Presidente Caetano Munhoz da Rocha, de Rio Negro (PR), observaram atentamente as explicações da professora e vice-coordenadora do curso de Engenharia Química, Regina Weinschutz. Mesmo tendo mais inclinação para a Geologia, elas buscaram informações sobre outra área de conhecimento.

De acordo com Regina, a ideia é apresentar o currículo do curso e as possibilidades de atuação, que são muito amplas. Ela conta que muitos alunos já chegam lá direcionados, certo de que pretendem fazer graduação na área. “Mas muitos que não fazem ideia de como é a área, por isso apresentamos o currículo, com cores diferentes, para falar sobre a formação básica e específica”.

Dois experimentos também fazem sucesso com os visitantes: um reproduz um processo de mistura simples, que mostra soluções que a engenharia pode oferecer, e o outro simula a produção de poliuretano.

Outros cursos de engenharia, como Elétrica, Mecânica e de Bioprocessos, também apelam ao visual para apresentarem suas rotinas. Estudantes e professores de mecânica levaram aeromodelos e o Baja, construído para a competição entre estudantes de engenharia.

Foto: Marcos Solivan

O PET de Engenharia Civil também tem um produto elaborado pelos estudantes para apresentar aos visitantes da Feira: uma ponte de papel, construída para uma competição, que precisa suportar um peso pré determinado. Um kit mola, elaborado para explicar a dinâmica de uma estrutura, e uma maquete sobre escoamento de água oferecem mais informações sobre o trabalho do engenheiro civil.

Programação

Os visitantes da UFPR: Cursos e Profissões terão até domingo para conhecer os cursos de graduação oferecidos pela universidade em Curitiba, no Setor Litoral (Matinhos) e no Campus Pontal do Paraná (Centro de Estudos do Mar). A Feira também apresenta projetos, serviços, pró-reitorias e parceiros.

Acadêmicos e professores da universidade estão disponíveis para tirar dúvidas sobre os cursos, período de formação, atividades e mercado de trabalho. No estande do Núcleo de Concursos, os estudantes podem realizar inscrições para o Vestibular 2019/2020.A Feira de Cursos e Profissões também oferece palestras sobre os cursos, ministradas por professores e autoridades da área.
A programação completa está disponível no site do evento.