Universidade Federal do Paraná

Menu

Ciência e Tecnologia

Tese defendida no Programa de Pós-Graduação em Filosofia recebe menção honrosa no prêmio da Anpof

Camille Bropp     21 de dezembro de 2018 - 15h10

Uma tese defendida no Programa de Pós-Graduação em Filosofia da UFPR recebeu menção honrosa no prêmio de melhores dissertação e tese da Associação Nacional de Pós-Graduação em Filosofia (Anpof). O trabalho “Filosofia desde África: perspectivas coloniais”, de Luís Thiago Freire Dantas, passou pela banca final em fevereiro, em Curitiba, e teve orientação do professor Marco Antônio Valentim.

Na sua tese, Freire aborda aspectos considerados colonialistas no ensino da Filosofia tanto nas licenciaturas quanto na educação básica, bem como aponta possibilidades de promover a inclusão da Filosofia Africana nesses ambientes.

“A Filosofia Africana nos levar a pensar que a Filosofia não tem um padrão em si, não há uma alternativa só a seguir, mas várias”, conta o pesquisador. “A Filosofia Africana nos proporciona uma Filosofia que está fora da academia, mas que dialoga com a comunidade brasileira”.

Os vencedores da premiação foram conhecidos no último dia do XVIII Encontro Nacional da Anpof, realizado no fim de outubro em Vitória (ES). Na categoria tese, a comissão julgadora foi composta por Antonio Valverde (PUCSP), Manoel Vasconcellos (UFPel) e Juvenal Savian (Unifesp).

Acesse a tese no Repositório Digital da UFPR

Veja o vídeo da entrevista do pesquisador à Anpof