Universidade Federal do Paraná

Menu

Ciência e Tecnologia

Curta Ciência: Conheça as pesquisas de impacto da UFPR

Superintendência de Comunicação Social     4 de março de 2020 - 10h00

 

Um projeto de divulgação científica idealizado para dar visibilidade para as pesquisas da Universidade Federal do Paraná (UFPR) começa a ir ao ar a partir da próxima quinta-feira, 5 de março, nos canais digitais da instituição. O Curta Ciência exibe, em vídeos curtos, resultados de estudos de impacto desenvolvidos ao longo dos últimos anos, selecionados pelos seus programas de pós-graduação.

A iniciativa foi realizada em uma parceria entre a Pró-reitoria de Pós-Graduação (PRPPG) e a Superintendência de Comunicação, com produção da UFPR TV e da Agência Escola de Comunicação Pública (parceria com o PPGCOM, do Setor de Artes, Comunicação e Design). De acordo com o professor André Luiz Felix Rodacki, coordenador de Programas de Pós-Graduação – Stricto sensu da PRPPG, a iniciativa contempla um desejo da universidade de mostrar para a sociedade a qualidade e relevância da sua produção científica.

A primeira ação pública do projeto ocorreu no aniversário de 107 anos da UFPR, em dezembro do ano passado, quando os pesquisadores de todos os estudos selecionados receberam um certificado. Na celebração, os três primeiros episódios do Curta Ciência foram exibidos para o público. “Cada colegiado indicou de um a dois trabalhos que se destacaram nos programas de pós-graduação. Foi a partir dessa seleção que se começou a trabalhar nos vídeos”, explica o professor.

Os vídeos traduzem, em linguagem popular, a relevância dos estudos realizados pela instituição, seus impactos e desdobramentos. Os pesquisadores explicam para o público como chegaram aos resultados, resumindo suas pesquisas de forma didática. “A ideia é transformar esse material de qualidade em uma mídia muito acessível e ágil, para que os cidadãos saibam mais sobre a importância dos nossos trabalhos”, diz.

Um dos objetivos, a longo prazo, é que os vídeos possam ser veiculados também em mídias populares, para além da circulação digital. O projeto ainda pretende explorar o impacto social das pesquisas realizadas na UFPR, destacando o papel da universidade na geração e aperfeiçoamento de tecnologia, de serviços, de produtos e de conhecimento. “A maior parte da produção científica do país vem das universidades e é importante que todos possam ter a dimensão desse impacto”, finaliza o professor.

Segundo Rodacki, essas iniciativas também possuem impactos sobre a avaliação dos programas de pós-graduação junto a Capes. “Registrar e divulgar a contribuição dos programas de pós-graduação é essencial para que as excelências da Universidade possam sejam bem avaliados”, finaliza.

Confira o calendário de exibição dos vídeos do projeto Curta Ciência:

5/03   EP 1: Pesquisa auxilia na caracterização do mel de abelhas sem ferrão e apresenta seus potenciais à saúde

19/03 EP 2: Estudo investiga efeitos do pimentão no câncer de mama

16/04: Pesquisa determina formas de humanização em tratamentos

30/04: Tese mapeia padrões socioterritorias entre povos Kaingang e Guarani Mbya

14/05: Estudo indica exercícios físicos para mulheres com fibromialgia

28/05: Pesquisa indica que livros didáticos em assentamentos devem incluir conteúdo específico

11/06: Pesquisa constata que cidadão é invisibilizado nas imagens de conflitos na Colômbia

25/06: Tese cria sistema para auxiliar pessoas com deficiência visual na identificação das cores


UFPR nas Redes Sociais

UFPR no Facebook UFPR no Twitter UFPR no Flickr RSS UFPR UFPR no Youtube UFPR no Instagram
Universidade Federal do Paraná
Rua XV de Novembro, 1299 | CEP 80.060-000 | Centro | Curitiba | PR | Brasil | Fone: +55(41) 3360-5000
UFPR no Facebook UFPR no Twitter UFPR no Youtube
Setor de Universidade Federal do Paraná
Rua XV de Novembro, 1299
CEP 80.060-000 - Centro
Reitoria da UFPR - Curitiba - PR - Brasil
Fone: +55(41) 3360-5000

Imagem logomarca da UFPR

©2020 - Universidade Federal do Paraná

Desenvolvido em Software Livre e hospedado pela AGTIC - Agência de Tecnologia da Informação e Comunicação da UFPR