UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Curta Ciência apresenta pesquisa que avaliou equipamento para UTIS Neonatais

O terceiro episódio do Curta Ciência de 2021 apresenta uma pesquisa de doutorado realizada no Programa de Pós-Graduação em Saúde da Criança e do Adolescente da Universidade Federal do Paraná. A autora, Adriane Mueller, estudou o uso da capnometria em UTIs Neonatais. O objetivo do trabalho foi verificar se o equipamento poderia ser um indicador não-invasivo de auxílio na decisão de retirada da ventilação mecânica, chamada de desmame, e analisar os parâmetros de sucesso neste processo.

A capnometria pode ser acoplada aos ventiladores mecânicos usados em recém-nascidos que precisam de intubação e servem para medir a quantidade de dióxido de carbono expelido pelo bebê. O capnômetro substitui um exame chamado de gasometria arterial, que precisa de agulhas para ser realizado e causa desconforto e até dor no paciente.

“Foram dados bem importantes e bem significativos que encontramos, mostrando que a capnometria pode ser usada de forma diária, mostrando valores úteis em relação à mensuração de dióxido de carbono. Com esse resultado é possível fazer as alterações necessárias no aparelho de ventilação mecânica”, explica Adriane.

Clique aqui para assistir ao programa.

Clique aqui para ler a tese da Adriana.

Curta Ciência

O Curta Ciência apresenta vídeos curtos com os resultados de estudos desenvolvidos nos programas de pós-graduação da UFPR. A produção é fruto de uma parceria entre a UFPR TV e a Agência Escola de Comunicação Pública (parceria com o PPGCOM, do Setor de Artes, Comunicação e Design), a Pró-Reitoria de Pós-Graduação (PRPPG) e a Superintendência de Comunicação.

Os vídeos aproximam o público da ciência, usando linguagem simples e direta para apresentar as pesquisas desenvolvidas na UFPR. Os próprios pesquisadores explicam para o público o seu trabalho, como chegaram aos resultados, os impactos e os desdobramentos do estudo.

Episódios 2021

Criminologia Pós-Guerra

Logística na Indústria Petroquímica 

Desmame de ventilação mecânica em bebês 

Sugestões

Programa Startup Garage UFPR está com inscrições abertas
A Universidade Federal do Paraná (UFPR) por meio da Superintendência de Parcerias e Inovação (SPIn) em...
Na linha de frente da ação climática, comunidade global prioriza os alertas precoces para todos
Comemorado em 23 de março, o Dia Meteorológico Mundial foi instituído pela Organização das Nações Unidas...
Simepar prevê outono ameno, com veranicos, nevoeiros e geadas pouco frequentes
La Niña resfria as águas do Pacífico Equatorial O outono tem início à 0h06 desta quarta-feira 20 de...
Abertas as inscrições para curso de formação em proteção de animais em comitês de ética
Estão abertas até dia 31 de março as inscrições para a 5ª edição do Curso de Formação em Proteção dos...