Universidade Federal do Paraná

Menu

Ciência e Tecnologia

Curta Ciência 2021: conheça as pesquisas da UFPR

Aline Nunes     25 de fevereiro de 2021 - 13h54

O primeiro episódio da temporada apresenta pesquisa do programa de Pós-Graduação em História.

A temporada 2021 do programa Curta Ciência entra no ar nesta quinta-feira (25/02), com o objetivo de dar visibilidade para pesquisas desenvolvidas na Universidade Federal do Paraná. O Curta Ciência apresenta vídeos curtos com os resultados de estudos desenvolvidos nos programas de pós-graduação da universidade.

O primeiro episódio da segunda temporada apresenta a tese de doutorado – realizada no Programa de Pós-Graduação em História – de Gerson Pietta, que pesquisou como cientistas da UFPR criticaram a eugenia e o determinismo biológico na criminologia depois da Segunda Guerra Mundial. A eugenia foi um conceito usado pelos nazistas para defender a crença de que existiriam raças humanas superiores a outras. O determinismo biológico na criminologia buscou equivocadamente relacionar as características físicas e biológicas de determinado sujeito com a propensão a comportamentos criminosos.

Gerson analisou como três grandes cientistas da UFPR criticaram essas visões. Ele pesquisou os trabalhos científicos de Napoleão Lyrio Teixeira, Homero de Mello Braga e Newton Freire Maia entre os anos de 1946 e 1964. “Apresentamos, perante as discussões da historiografia nacional, uma nova perspectiva sobre o pós 1945 no ponto de vista do campo acadêmico. Evidencia-se que a eugenia e a criminologia, distante de terem sido postas em ostracismo ou esquecimento, foram veementemente criticadas pelos agentes analisados”, explica Gerson.

O segundo episódio do Curta Ciência vai ao ar em 11 de março e vai apresentar uma pesquisa do programa de Pós-Graduação em Métodos Numéricos em Engenharia. O estudo analisou a integração de problemas de roteirização, estoque, produção e gerenciamento de frotas em cadeia de suprimentos de dois elos.

Curta Ciência

O Curta Ciência é produzido pela UFPR TV e pela Agência Escola de Comunicação Pública (parceria com o PPGCOM, do Setor de Artes, Comunicação e Design) e é resultado de uma parceria entre a Pró-Reitoria de Pós-Graduação (PRPPG) e a Superintendência de Comunicação.

Os vídeos aproximam o público da ciência, usando linguagem simples e direta para apresentar as pesquisas desenvolvidas na UFPR. Os próprios pesquisadores explicam para o público o seu trabalho, como chegaram aos resultados, os impactos e os desdobramentos do estudo.

Clique aqui para assistir ao programa.

 


UFPR nas Redes Sociais

UFPR no Facebook UFPR no Twitter UFPR no Flickr RSS UFPR UFPR no Youtube UFPR no Instagram
Universidade Federal do Paraná
Rua XV de Novembro, 1299 | CEP 80.060-000 | Centro | Curitiba | PR | Brasil | Fone: +55(41) 3360-5000
UFPR no Facebook UFPR no Twitter UFPR no Youtube
Setor de Universidade Federal do Paraná
Rua XV de Novembro, 1299
CEP 80.060-000 - Centro
Reitoria da UFPR - Curitiba - PR - Brasil
Fone: +55(41) 3360-5000

Imagem logomarca da UFPR

©2021 - Universidade Federal do Paraná

Desenvolvido em Software Livre e hospedado pela AGTIC - Agência de Tecnologia da Informação e Comunicação da UFPR