Ciência e Tecnologia

Curta Ciência 2021: conheça as pesquisas da UFPR

Aline Nunes     25 de fevereiro de 2021 - 13h54

O primeiro episódio da temporada apresenta pesquisa do programa de Pós-Graduação em História.

A temporada 2021 do programa Curta Ciência entra no ar nesta quinta-feira (25/02), com o objetivo de dar visibilidade para pesquisas desenvolvidas na Universidade Federal do Paraná. O Curta Ciência apresenta vídeos curtos com os resultados de estudos desenvolvidos nos programas de pós-graduação da universidade.

O primeiro episódio da segunda temporada apresenta a tese de doutorado – realizada no Programa de Pós-Graduação em História – de Gerson Pietta, que pesquisou como cientistas da UFPR criticaram a eugenia e o determinismo biológico na criminologia depois da Segunda Guerra Mundial. A eugenia foi um conceito usado pelos nazistas para defender a crença de que existiriam raças humanas superiores a outras. O determinismo biológico na criminologia buscou equivocadamente relacionar as características físicas e biológicas de determinado sujeito com a propensão a comportamentos criminosos.

Gerson analisou como três grandes cientistas da UFPR criticaram essas visões. Ele pesquisou os trabalhos científicos de Napoleão Lyrio Teixeira, Homero de Mello Braga e Newton Freire Maia entre os anos de 1946 e 1964. “Apresentamos, perante as discussões da historiografia nacional, uma nova perspectiva sobre o pós 1945 no ponto de vista do campo acadêmico. Evidencia-se que a eugenia e a criminologia, distante de terem sido postas em ostracismo ou esquecimento, foram veementemente criticadas pelos agentes analisados”, explica Gerson.

O segundo episódio do Curta Ciência vai ao ar em 11 de março e vai apresentar uma pesquisa do programa de Pós-Graduação em Métodos Numéricos em Engenharia. O estudo analisou a integração de problemas de roteirização, estoque, produção e gerenciamento de frotas em cadeia de suprimentos de dois elos.

Curta Ciência

O Curta Ciência é produzido pela UFPR TV e pela Agência Escola de Comunicação Pública (parceria com o PPGCOM, do Setor de Artes, Comunicação e Design) e é resultado de uma parceria entre a Pró-Reitoria de Pós-Graduação (PRPPG) e a Superintendência de Comunicação.

Os vídeos aproximam o público da ciência, usando linguagem simples e direta para apresentar as pesquisas desenvolvidas na UFPR. Os próprios pesquisadores explicam para o público o seu trabalho, como chegaram aos resultados, os impactos e os desdobramentos do estudo.

Clique aqui para assistir ao programa.