+ UFPR

Cursos da UFPR conquistam as maiores notas do MEC

Superintendência de Comunicação Social     20 de outubro de 2020 - 18h26

A maior parte dos cursos de graduação da Universidade Federal do Paraná (UFPR) avaliados no Exame Nacional de Desempenho do Estudante (Enade) 2019 obteve as melhores notas quanto ao desempenho dos estudantes na prova — dos 28 cursos, 24 receberam os conceitos 4 e 5.

A UFPR atingiu nota acima da média geral nacional em todos os cursos avaliados, mantendo assim a liderança estadual e de destaque nacional. Especificamente, foram avaliados 28 cursos da UFPR. Destes, 11 cursos ficaram com nota 5 e 13 cursos com nota 4. Apenas 3 cursos tiveram nota 3 (a média da avaliação) e a UFPR não teve nenhum curso avaliado com as notas mais baixas (1 ou 2).

Os resultados dessa edição do exame foram divulgados nesta terça-feira (20) pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), autarquia do Ministério da Educação (MEC). O Inep avaliou 8.368 instituições públicas e privadas em todo o Brasil. Apenas 511 cursos, dos 8.188 avaliados, atingiram a nota máxima 5. Deste valor, 67% são universidades públicas.

Metodologia

O Conceito Enade é o indicador obtido a partir das notas dos estudantes na prova do Enade, que é composta por nota geral e nota específica. O resultado final de cada curso depende do desempenho dos graduandos. A nota final é enquadrada em um conceito que varia de 1 a 5.

O Enade é realizado anualmente e cada ano corresponde a uma etapa do ciclo avaliativo, que fecha em três anos. Neste ano, o exame engloba os cursos vinculados às áreas de avaliação do Ano I do Ciclo Avaliativo, que reúne bacharelados em engenharia e em ciências da saúde, além de cursos de tecnologia variados.

As áreas relativas ao grau de bacharel avaliadas foram: Agronomia, Arquitetura e Urbanismo, Biomedicina, Educação Física, Enfermagem, Engenharia Ambiental, Engenharia Civil, Engenharia de Alimentos, Engenharia de Computação, Engenharia de Produção, Engenharia de Controle e Automação, Engenharia Elétrica, Engenharia Florestal, Engenharia Mecânica, Engenharia Química, Farmácia, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Medicina, Medicina Veterinária, Nutrição, Odontologia e Zootecnia.

Já as áreas relativas ao grau de tecnólogo incluem: Tecnologia em Agronegócio, Tecnologia em Estética e Cosmética, Tecnologia em Gestão Ambiental, Tecnologia em Gestão Hospitalar, Tecnologia em Radiologia e Tecnologia em Segurança no Trabalho.

Texto com informações do Inep

Veja a nota de cada um dos cursos da UFPR avaliados

Consulte o relatório da UFPR no Enade 2019