Logo UFPR

UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Curso sobre Prevenção do Suicídio capacita cerca de 400 pessoas no Campus Jardim Botânico

Dar visibilidade à temática e fazer uma capacitação das pessoas interessadas: esse foi o objetivo do Curso sobre Prevenção do Suicídio realizado na última quinta-feira, 12, no auditório Ulysses de Campos, no Campus Jardim Botânico da UFPR.

Cerca de 400 pessoas das comunidades interna e externa da Universidade – alunos, docentes, servidores, profissionais da saúde e da educação – participaram presencialmente de discussões sobre o fenômeno e receberam orientações para identificação, interpretação e cuidados para conduzir situações em que exista o risco de suicídio.

O curso, realizado pela primeira vez, foi ministrado das 8h às 17h pela professora do Setor de Educação Profissional e Tecnológica (Sept), Dione Maria Menz, e pelo docente colaborador e psicólogo clínico, Altieres Edemar Frei. A TV UFPR fez a transmissão do evento ao vivo pela internet.

A ação promovida pela Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proec), fruto do projeto de extensão da UFPR “Luto e Prevenção do Suicídio”, integra a programação da “Temporada Amarela. Um convite à vida”, que oferece atividades de conscientização sobre a prevenção ao suicídio e o valor da vida no período de agosto a outubro. Confira a agenda de 16 a 19 de setembro aqui.

Após o curso, ocorreu a abertura do IV Seminário de Prevenção ao Suicídio da UFPR, realizado nos dias 12 e 13 de setembro. “O seminário apresenta o que a Universidade tem feito nessa área, de produção dos trabalhos, com falas de professores e rodas de conversa sobre saúde, educação e o CVV [Centro de Valorização da Vida], numa perspectiva também de dar visibilidade e entender como os diferentes setores podem trabalhar na prevenção do suicídio”, explica Dione, uma das coordenadoras do projeto de extensão.

“Esse foi o quarto seminário, mas a sexta edição ligada a programas e projetos de extensão da Proec. A ideia é a gente levantar o véu disso, desse mito de que não se pode falar. Não é falar dramatizando ou incitando. É falar esclarecendo e falar o que precisa ser dito”, informa a professora do Departamento de Psicologia da UFPR, coordenadora de Extensão da Proec e uma das organizadoras do projeto, Maria Virgínia Filomena Cremasco.

Sugestões

UFPR lamenta o falecimento do servidor Augustinho Gilberto Bolina
A Universidade Federal do Paraná (UFPR) comunica, com profundo pesar, o falecimento do servidor Augustinho...
UFPR realiza Primeiro Simpósio Internacional de Transplantes
Na última sexta-feira (12),  aconteceu o Seminário Internacional de Transplantes, no auditório do...
UFPR recebe o Selo de Qualidade OAB Recomenda em reconhecimento ao ensino jurídico de excelência
A Universidade Federal do Paraná (UFPR) foi agraciada com o prestigioso Selo de Qualidade OAB Recomenda,...
Campus Jandaia do Sul celebra 10 anos com solenidade especial de aniversário
O Campus Avançado de Jandaia do Sul da Universidade Federal do Paraná – UFPR tem a honra de convidar...