Universidade Federal do Paraná

Menu

Ensino e Educação

Curso de Pedagogia cria Rede de Apoio para estudantes durante pandemia; grupo virtual para mães inicia em julho

Superintendência de Comunicação Social     10 de julho de 2020 - 17h14

Criar espaços de interlocução entre as mães estudantes do curso de Pedagogia da UFPR, para que possam compartilhar experiências e dialogar sobre os desafios de maternar e estudar – com o suporte de profissionais. Com essa proposta, foi criado o grupo virtual “Mães estudantes da Pedagogia”, em aplicativo de mensagens instantâneas. O projeto integra a Rede de Apoio criada pela coordenação do curso para assistir os estudantes durante a pandemia de covid-19.

As interações no WhatsApp começam na próxima semana, a terceira de julho. Reuniões virtuais serão realizadas para discussões de temáticas de interesse do grupo e mapeamento e divulgação de atividades promovidas por instituições parceiras. As estudantes encontrarão espaço para dividir medos e dúvidas, contar suas histórias e compartilhar estratégias. Estão previstas rodas de conversa, cursos, lives e palestras.

“O curso de Pedagogia tem cerca de 800 estudantes, e aproximadamente 90% são mulheres. Muitas se desdobram para desempenhar os papéis de mães, profissionais e estudantes e, assim como ocorre no nosso país como um todo, muitas são responsáveis pela única ou principal fonte de renda de suas famílias”, destaca a coordenadora do projeto, professora Rebeca Szczawlinska Muceniecks. A iniciativa visa atender estudantes da área. Para participar, clique aqui

A compreensão de que os desafios que a mulher enfrenta ao ser mãe e desempenhar múltiplos papéis na sociedade podem gerar sobrecarga – emocional, intelectual, financeira – motivou a ação. “No âmbito acadêmico, pode gerar sensação de isolamento, angústia e incapacidade de lidar com as responsabilidades assumidas. Em alguns casos, até levar ao trancamento ou à desistência do curso”, explica a docente do Departamento de Teoria e Prática de Ensino do Setor de Educação da Universidade.

A intenção, informa Rebeca, é ampliar o projeto e criar grupos de apoio que contemplem também estudantes de outros cursos, professoras e técnicas da Federal do Paraná.

Rede de Apoio

A coordenação do curso de Pedagogia criou, no início do mês de maio, uma Rede de Apoio para auxiliar estudantes do curso a lidarem com desafios da pandemia. Docentes participam das ações, que ocorrem em três frentes de trabalho: apoio psicológico e emocional, apoio pedagógico e apoio material. A articulação resultou no levantamento das principais dificuldades e necessidades enfrentadas pelos alunos – alguns perderam emprego ou relataram impacto em fontes de renda -, produção de newsletter e doação de recursos financeiros a estudantes.

Assista ao vídeo sobre a Rede de Apoio do Curso de Pedagogia, disponível na página do Facebook.

Acesse, neste link, o formulário para participar do grupo virtual “Mães estudantes da Pedagogia”.

Saiba tudo sobre as ações da UFPR relacionadas ao novo coronavírus


UFPR nas Redes Sociais

UFPR no Facebook UFPR no Twitter UFPR no Flickr RSS UFPR UFPR no Youtube UFPR no Instagram
Universidade Federal do Paraná
Rua XV de Novembro, 1299 | CEP 80.060-000 | Centro | Curitiba | PR | Brasil | Fone: +55(41) 3360-5000
UFPR no Facebook UFPR no Twitter UFPR no Youtube
Setor de Universidade Federal do Paraná
Rua XV de Novembro, 1299
CEP 80.060-000 - Centro
Reitoria da UFPR - Curitiba - PR - Brasil
Fone: +55(41) 3360-5000

Imagem logomarca da UFPR

©2020 - Universidade Federal do Paraná

Desenvolvido em Software Livre e hospedado pela AGTIC - Agência de Tecnologia da Informação e Comunicação da UFPR