Extensão e Cultura

Curso de Nutrição oferece oficina sobre alimentação complementar para bebês no dia 26

Aline Fernandes França     10 de setembro de 2018 - 16h52

Mães, pais e responsáveis pela alimentação de crianças entre seis meses e um ano de idade podem se inscrever para a oficina de Nutrição Materno-Infantil, realizada pelo curso de Nutrição da Universidade Federal do Paraná. A atividade gratuita acontecerá no dia 26 de setembro, às 14 horas, no campus Jardim Botânico.

A alimentação exclusivamente láctea, seja por leite materno ou fórmula infantil, faz parte dos primeiros seis meses de vida dos bebês. Após essa fase, começa a introdução de outros alimentos para garantir o crescimento e desenvolvimento adequado. Trata-se de um momento de transição em que surgem muitas dúvidas sobre quais tipos de alimentos indicados e como oferecê-los.

A atividade promove a alimentação saudável nos primeiros anos de vida para que as crianças formem hábitos alimentares saudáveis e tem como objetivo demonstrar a melhor forma de introdução dos alimentos. “Hoje temos muitos alimentos prontos e de fácil preparo, mas são industrializados. Apesar da praticidade, sabemos que, em longo prazo, haverá prejuízos para a saúde. Se a criança começa a comer de forma inadequada, formam-se hábitos alimentares não saudáveis”, explica a professor Cláudia Choma B. Almeida, coordenadora da oficina.

Ofertada durante oito anos pelo curso de Nutrição na unidade de saúde Mãe Curitibana, a oficina recebeu o prêmio Josué de Castro no XII Encontro Nacional de Aleitamento Materno, em 2012. A partir desse semestre, a atividade será realizada pela primeira vez nas dependências da UFPR.

A programação começa com uma roda de conversa em que a professora Cláudia, estudantes de graduação e mestrandos passam orientações e esclarecem dúvidas sobre a alimentação complementar. O grupo de mães, pais e cuidadores ainda aprende sobre a preparação do alimento no Laboratório de Técnica Dietética e experimenta as receitas.

“Nossa ideia é trazer a mãe para a cozinha para que ela veja a consistência correta da alimentação, as técnicas de corte, preparo e maneiras mais atrativas de montar o prato da criança”, conta a mestranda Alline Lobo.

Os responsáveis pela alimentação dos bebês podem provar oito receitas. São quatro papas salgadas, com legumes e base de diferentes carnes (fígado, carne moída, frango e peixe); e outras quatro papinhas à base de pera, manga, banana e maçã.

“Vemos que muitas mães não oferecem frutas, verduras, legumes e carne diariamente, conforme indicado, geralmente por medo. Todas as orientações das oficinas são baseadas em evidências científicas, sempre de acordo com os guias publicados pelo Ministério da Saúde”, conclui a docente Cláudia.

Formação profissional

Doze estudantes do curso de Nutrição e três mestrandos participam das atividades, que envolvem roda de conversa, preparo dos alimentos e orientação, sob supervisão da professora responsável.

“É muito bom ter a oportunidade de conhecer as mães e cuidadores e trocar experiências. Eles chegam com dúvidas porque ouviram muitas informações diferentes, mas saem daqui aliviados e entendem a melhor forma de começar a alimentação dos filhos”, relata a acadêmica Jenifer Kruger, que já participou de oficinas anteriores.

“Acredito que a oficina vai trazer uma boa experiência para minha formação. Pela primeira vez terei contato com as mães e isso é imprescindível”, relata Isabella Porfirio.

Inscrições e próximas oficinas

As inscrições para a oficina do dia 26 de setembro seguem até o dia 20, pelo e-mail clauchoma@gmail.com ou telefone 3360-4012.

Também estão programadas outras edições nos dias 17 de outubro e 07 de novembro, sempre às 14 horas.

As atividades acontecem no Laboratório de Técnica de Dietética, localizado no prédio de Nutrição, no Campus Jardim Botânico da UFPR.