Universidade Federal do Paraná

Menu

Ensino e Educação

Curso de Enfermagem da UFPR celebra 45 anos

Bruna Bertoldi Gonçalves     15 de maio de 2019 - 17h26

Para celebrar os 45 anos do curso de Enfermagem da Universidade Federal do Paraná (UFPR), a coordenação o Departamento de Enfermagem promovem o evento “Enfermagem UFPR 45 anos” nos dias 15 e 16 de maio no Campus Jardim Botânico. O primeiro dia de atividades contou com palestra sobre a história do curso, mesa redonda com egressos de diferentes gerações e sessão de homenagens.

De acordo com a coordenadora do curso, Luciana Schleder Gonçalves, o foco das ações são os egressos, com a proposta de prestigiar ex-alunos e convidá-los a falar de suas experiências e a trazer contribuições. “A grande contribuição que um curso de graduação tem para a sociedade são aqueles alunos que se formam, profissionais que vão pra sociedade e traduzem todo o conhecimento científico, tudo que aprenderam aqui, em ações para a comunidade”. Além de comemorar a trajetória de quase meio século do curso, o evento também tem como proposta a mobilização em prol das universidades públicas, explicou a professora.

A coordenadora de Enfermagem, Luciana Gonçalves, destacou dados sobre o curso durante a abertura do evento, realizada no dia 15 de maio no Campus Jardim Botânico. Cerca de 80 profissionais são formados todos os anos na Universidade. Foto: Gabriela Jahn – TV UFPR

Em seus 45 anos, o curso de Enfermagem da UFPR formou mais de 1.500 alunos. Segundo a coordenação, a cada ano são formados cerca de 80 enfermeiros que atuam em hospitais, unidades de saúde, universidades e outras áreas, no Brasil e no exterior. “Isso nos diz algo, mostra o acúmulo que a Universidade pode fazer ao longo de tantos anos e suas contribuições na formação de profissionais essenciais, como são os desse curso de excelência. A Universidade dá resultados efetivos para a sociedade – agora e nas gerações anteriores. Estamos há quase meio século, no caso na Enfermagem, e há mais de um século em tantas outras áreas contribuindo para a sociedade paranaense. Nesse momento delicado para as universidades federais brasileiras, relembrar e ressaltar isso é absolutamente fundamental”, afirmou o reitor Ricardo Marcelo Fonseca.

Formada há quatro anos, a egressa Neusa Neusa Gontar Gregolin participou das atividades na tarde da última quarta-feira, 15. “Eu me formei depois de uma certa idade. Vim para festejar os 45 anos do curso, reencontrar as amigas e também dar uma força para os estudantes, com tudo isso que está acontecendo no nosso país; que nosso presidente não deixe de contribuir com a formação de novos alunos”, pontuou. Camila Miranda, de 19 anos, está no primeiro período do curso de Enfermagem da UFPR. “Tentei por dois anos – a princípio não era para Enfermagem. Fiz o curso técnico na área e me apaixonei. Acabei passando em 2018. Estar aqui sempre foi o meu sonho”, disse a caloura durante o evento.

A caloura Camila Miranda e a egressa Neusa Gregolin participaram do evento em comemoração aos 45 anos do curso de Enfermagem da UFPR. Foto: Bruna Bertoldi Gonçalves/Sucom-UFPR

A solenidade de abertura contou com a presença da vice-reitora, Graciela Inês Bolzón de Muniz, da chefe do Departamento de Enfermagem da UFPR, Miriam Aparecida Nimtz, da presidente da Associação Brasileira de Enfermagem – Seção Paraná (Aben-PR), Denise Faucz Kletemberg, e do conselheiro titular do Conselho Regional de Enfermagem do Paraná (Coren/PR), Marcio Roberto Paes. Docentes, técnicos-administrativos, estudantes de graduação e de pós-graduação e outros convidados também participaram.

Na quinta-feira, a programação oferece mesas redondas com convidados de grupos de pesquisa e mostra de vivências de egressos no Auditório Gralha Azul. “A gente percebe o quanto a Enfermagem da UFPR tem um currículo moderno, que prepara o profissional para as suas atividades laborais. Hoje contamos com sete grupos de pesquisa, mestrado acadêmico, profissional, doutorado. A inserção do enfermeiro formado pela Federal é muito ampla”, finalizou Luciana.


UFPR nas Redes Sociais

UFPR no Facebook UFPR no Twitter UFPR no Flickr RSS UFPR UFPR no Youtube UFPR no Instagram
Universidade Federal do Paraná
Rua XV de Novembro, 1299 | CEP 80.060-000 | Centro | Curitiba | PR | Brasil | Fone: +55(41) 3360-5000
UFPR no Facebook UFPR no Twitter UFPR no Youtube
Setor de Universidade Federal do Paraná
Rua XV de Novembro, 1299
CEP 80.060-000 - Centro
Reitoria da UFPR - Curitiba - PR - Brasil
Fone: +55(41) 3360-5000

Imagem logomarca da UFPR

©2019 - Universidade Federal do Paraná

Desenvolvido em Software Livre e hospedado pelo Centro de Computação Eletrônica da UFPR