Ensino e Educação

Curso de Enfermagem da UFPR celebra 45 anos

Bruna Bertoldi Gonçalves     15 de maio de 2019 - 17h26

Para celebrar os 45 anos do curso de Enfermagem da Universidade Federal do Paraná (UFPR), a coordenação o Departamento de Enfermagem promovem o evento “Enfermagem UFPR 45 anos” nos dias 15 e 16 de maio no Campus Jardim Botânico. O primeiro dia de atividades contou com palestra sobre a história do curso, mesa redonda com egressos de diferentes gerações e sessão de homenagens.

De acordo com a coordenadora do curso, Luciana Schleder Gonçalves, o foco das ações são os egressos, com a proposta de prestigiar ex-alunos e convidá-los a falar de suas experiências e a trazer contribuições. “A grande contribuição que um curso de graduação tem para a sociedade são aqueles alunos que se formam, profissionais que vão pra sociedade e traduzem todo o conhecimento científico, tudo que aprenderam aqui, em ações para a comunidade”. Além de comemorar a trajetória de quase meio século do curso, o evento também tem como proposta a mobilização em prol das universidades públicas, explicou a professora.

A coordenadora de Enfermagem, Luciana Gonçalves, destacou dados sobre o curso durante a abertura do evento, realizada no dia 15 de maio no Campus Jardim Botânico. Cerca de 80 profissionais são formados todos os anos na Universidade. Foto: Gabriela Jahn – TV UFPR

Em seus 45 anos, o curso de Enfermagem da UFPR formou mais de 1.500 alunos. Segundo a coordenação, a cada ano são formados cerca de 80 enfermeiros que atuam em hospitais, unidades de saúde, universidades e outras áreas, no Brasil e no exterior. “Isso nos diz algo, mostra o acúmulo que a Universidade pode fazer ao longo de tantos anos e suas contribuições na formação de profissionais essenciais, como são os desse curso de excelência. A Universidade dá resultados efetivos para a sociedade – agora e nas gerações anteriores. Estamos há quase meio século, no caso na Enfermagem, e há mais de um século em tantas outras áreas contribuindo para a sociedade paranaense. Nesse momento delicado para as universidades federais brasileiras, relembrar e ressaltar isso é absolutamente fundamental”, afirmou o reitor Ricardo Marcelo Fonseca.

Formada há quatro anos, a egressa Neusa Neusa Gontar Gregolin participou das atividades na tarde da última quarta-feira, 15. “Eu me formei depois de uma certa idade. Vim para festejar os 45 anos do curso, reencontrar as amigas e também dar uma força para os estudantes, com tudo isso que está acontecendo no nosso país; que nosso presidente não deixe de contribuir com a formação de novos alunos”, pontuou. Camila Miranda, de 19 anos, está no primeiro período do curso de Enfermagem da UFPR. “Tentei por dois anos – a princípio não era para Enfermagem. Fiz o curso técnico na área e me apaixonei. Acabei passando em 2018. Estar aqui sempre foi o meu sonho”, disse a caloura durante o evento.

A caloura Camila Miranda e a egressa Neusa Gregolin participaram do evento em comemoração aos 45 anos do curso de Enfermagem da UFPR. Foto: Bruna Bertoldi Gonçalves/Sucom-UFPR

A solenidade de abertura contou com a presença da vice-reitora, Graciela Inês Bolzón de Muniz, da chefe do Departamento de Enfermagem da UFPR, Miriam Aparecida Nimtz, da presidente da Associação Brasileira de Enfermagem – Seção Paraná (Aben-PR), Denise Faucz Kletemberg, e do conselheiro titular do Conselho Regional de Enfermagem do Paraná (Coren/PR), Marcio Roberto Paes. Docentes, técnicos-administrativos, estudantes de graduação e de pós-graduação e outros convidados também participaram.

Na quinta-feira, a programação oferece mesas redondas com convidados de grupos de pesquisa e mostra de vivências de egressos no Auditório Gralha Azul. “A gente percebe o quanto a Enfermagem da UFPR tem um currículo moderno, que prepara o profissional para as suas atividades laborais. Hoje contamos com sete grupos de pesquisa, mestrado acadêmico, profissional, doutorado. A inserção do enfermeiro formado pela Federal é muito ampla”, finalizou Luciana.