Logo UFPR

UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Curso de doutorado em Psicologia é aprovado pela Capes

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) aprovou o curso de doutorado do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Paraná. A proposta foi analisada durante a reunião do Conselho Técnico-Científico da Educação Superior (CTC-ES) entre os dias 31 de outubro e 1º de novembro.

A previsão é de que o edital de seleção seja lançado ainda no final de 2019 para ingresso da primeira turma no 1º semestre de 2020. Serão ofertadas 15 vagas, com expectativa de ampliação nos anos subsequentes.

O curso manterá as linhas de pesquisa atualmente presentes no curso de mestrado do programa, consideradas inéditas em nível doutoral no estado do Paraná, nas áreas de avaliação e reabilitação neuropsicológica, psicologia clínica, análise do comportamento e psicologia do trânsito.

De acordo com o coordenador do programa, professor Alexandre Dittrich, trata-se de uma conquista histórica para a Pós-Graduação, para o Departamento de Psicologia e para o Setor de Ciências Humanas da UFPR. “Será o primeiro programa a contar com doutorado na área de Psicologia na região de Curitiba, atendendo a uma ampla demanda por formação de alta qualidade para a pesquisa e a docência”, explica.

“A aprovação do doutorado reafirma a liderança científica da UFPR e amplia oportunidades para que essas instâncias cumpram sua função de produzir e aplicar o conhecimento psicológico, sempre visando o benefício da sociedade”, conclui o docente.

Programa de Pós-Graduação em Psicologia da UFPR

O PPGPSI da UFPR tem como objetivo geral formar o aluno para a pesquisa e para o ensino em Psicologia, partindo de uma reflexão crítica do saber científico em Psicologia, considerando sua multiplicidade de objetos e abordagens teóricas e metodológicas.

Sugestões

Programa Startup Garage UFPR está com inscrições abertas
A Universidade Federal do Paraná (UFPR) por meio da Superintendência de Parcerias e Inovação (SPIn) em...
Na linha de frente da ação climática, comunidade global prioriza os alertas precoces para todos
Comemorado em 23 de março, o Dia Meteorológico Mundial foi instituído pela Organização das Nações Unidas...
Simepar prevê outono ameno, com veranicos, nevoeiros e geadas pouco frequentes
La Niña resfria as águas do Pacífico Equatorial O outono tem início à 0h06 desta quarta-feira 20 de...
Abertas as inscrições para curso de formação em proteção de animais em comitês de ética
Estão abertas até dia 31 de março as inscrições para a 5ª edição do Curso de Formação em Proteção dos...