Extensão e Cultura

Curso de Dança Moderna da UFPR apresenta Urbanidade Humanidade 2

Lais Murakami     29 de novembro de 2012 - 13h11

CDM apresenta "Urbanidade Humanidade 2" - Foto: Christian Alves

O Curso de Dança Moderna da Universidade Federal do Paraná apresenta o espetáculo “Urbanidade Humanidade 2”, de 29 de novembro a 02 de dezembro, sempre às 21 horas, no Teatro da Reitoria. A entrada é gratuita.

Na nova roupagem, as coreógrafas Helen de Aguiar e Juliana Virtuoso revisam a obra apresentada em 2011, sem alterar a essência do espetáculo e proporcionando um resultado estético coreográfico atualizado. A obra retrata as condições de um sistema de controle e vigilância sobre o sujeito.

Na sociedade imaginada para o espetáculo, pensar e sentir são vistos como “crimes”, e assim, são adotadas práticas disciplinares que automatizam a rotina da massa. Cria-se um estado de solidão em que o indivíduo não consegue ter liberdade para pensar, agir ou viver sob sua vontade, sendo obrigado a se submeter ao sistema e abandonar sua identidade.

Espetáculo propõe questionamentos sobre individualidade, sentimentos e liberdade - Foto: Christian Alves

“Urbanidade Humanidade 2” propõe um questionamento: pode a humanidade abrir mão de sua individualidade e ser modificada ao ponto de perder sua sensibilidade?

O espetáculo tem duração de uma hora. Em cena, cem bailarinos, alunos do Curso de Dança Moderna, dividem-se em diversas coreografias. Direção geral de Rafael Pacheco, coreografias de Helen de Aguiar e Juliana Virtuoso, sonoplastia de César Sarti e iluminação de Luis Tschannerl.

CDM
O Curso de Dança Moderna (CDM) é direcionado a crianças e adolescentes. Funciona diariamente no período da tarde e tem como objetivos o aprendizado teórico e a prática da dança moderna, de forma gratuita. As inscrições e testes de nivelamento para os interessados são realizadas no início de cada ano.

Serviço:
Curso de Dança Moderna da UFPR
“Urbanidade Humanidade 2”

Data: 29 de novembro a 02 de dezembro (quinta-feira a domingo)
Local: Teatro da Reitoria, Rua XV de Novembro, 1299, Centro

Curso de Dança Moderna da UFPR - Foto: Christian Alves