UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Curso de Agronomia da UFPR comemora 100 anos com sessão solene e seminário

Sede histórica do Setor de Ciências Agrárias (foto Rodrigo Duarte)
Sede histórica do Setor de Ciências Agrárias (foto Rodrigo Duarte)

Os 100 anos de fundação do curso de Agronomia da Universidade Federal do Paraná serão comemorados nesta segunda-feira, dia 23 de novembro, com uma Sessão Solene Comemorativa, às 18h30. O evento contará com a presença do reitor Zaki Akel Sobrinho, professores do curso, alunos e ex-alunos, além de autoridades universitárias. Está confirmada também a presença do senador Blairo Maggi, ex-aluno do curso e empresário do setor agrícola.

Além da Sessão Solene, será realizado um Ciclo de Palestra com o tema: “Papel da Agronomia: Passado, Presente e Futuro”. As atividades serão no mesmo dia e local, a partir das 14h30. Cinco palestrantes irão falar no evento. O professor João Carlos Bespalhok Filho, atual coordenador do curso, abre o seminário abordando “A importância do curso de Agronomia da UFPR no contexto nacional”. Em seguida, a aluna Catherine Machulek, presidente da Semear Consultoria Jr. (empresa júnior do curso), vai falar sobre “O jovem e seu papel na Agronomia e na agricultura brasileira”.
Às 15h30, o engenheiro agrônomo da Emater-PR Joaquim Carlos Thomas vai abordar “Agricultura do Paraná – Visão de Futuro: Desafios e Oportunidades”. A seguir o professor Jeferson Dieckow, do Departamento de Solos e Engenharia Agrícola, faz palestra com o tema “Solos, recurso não renovável: papel técnico e político dos Engenheiros Agrônomos na Conservação para a Sustentabilidade da Agricultura Brasileira. Encerrando o seminário, o diretor presidente do IAPAR, Florindo Dalberto, apresentará “O IAPAR, a Agronomia/UFPR e a história recente da pesquisa agropecuária do Paraná”. O seminário está previsto para terminar às 17h30.
Sobre o Curso de Agronomia da UFPR
Em 1915, com o início das aulas da primeira turma, nascia o curso de Agronomia da Universidade Federal do Paraná, a UFPR. Com a formatura da primeira turma em 1918, estava institucionalizado o primeiro curso de Agronomia do estado do Paraná, à época Escola Agronômica do Paraná, um dos primeiros do Brasil.
Nos seus 100 anos de existência (até agosto/2015), o curso de Agronomia da UFPR já formou 4.392 engenheiros agrônomos. Os engenheiros agrônomos egressos do curso têm ajudado a fazer do estado do Paraná e do Brasil um dos principais celeiros agrícolas do mundo. Dos seus bancos escolares saíram profissionais que brilharam e brilham no cenário estadual e nacional.
São profissionais que ajudaram a fundar instituições de pesquisa como o IAPAR e a EMBRAPA. Outros têm se destacado na área empresarial, como excelentes produtores rurais, como proprietários de importantes agroindústrias. Que dizer da área política, onde ex-alunos do curso que se tornaram prefeitos, governadores, secretários de Estado, deputados, senadores e ministros.
Como ponto de destaque, está o reflexo na sociedade dos princípios que regem o curso de Agronomia da UFPR. Nestes 100 anos de existência, o curso sempre primou pela qualidade, colhendo como principal fruto o reconhecimento da comunidade. Em 2014 o curso ficou entre os 10 melhores cursos de Agronomia no ranking RUF da Folha de São Paulo, tendo agora, em 2015, obtido 5 estrelas no Guia do Estudante da Editora Abril.
Além disso, o curso de Agronomia/UFPR foi acreditado em 2012 pelo Arcu Sur (El Sistema de Acreditación Regional de Carreras Universitarias do MERCOSUR) e que tem nota 4 (quatro) no ENADE. Comemorando um século de história, o curso de Agronomia da UFPR se renova. Em 2015 um novo currículo passou a ser implantado, com novas áreas e disciplinas sendo criadas, mostrando que se orgulha de seu passado, mas trabalha a cada dia voltada para o futuro.

Sugestões

Pós-Graduação em Educação forma segunda quilombola da Comunidade João Surá
O Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal do Paraná (PPGE/UFPR), realizará nesta...
CPA divulga Relatório de Autoavaliação 2023 da UFPR
Nesta quarta-feira (27), a Comissão Própria de Avaliação (CPA) da Universidade Federal do Paraná (UFPR)...
Segunda fase da Avaliação de Desempenho 2024 se encerra neste domingo (31)
Os servidores técnico-administrativos ativos do quadro próprio da Universidade Federal do Paraná (UFPR),...
Manutenção no Restaurante Universitário Campus Jardim Botânico
Comunicado: informamos que devido à realização de reparos estruturais, no restaurante universitário (RU)...