Logo UFPR

UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Curso de acolhimento linguístico e acadêmico dá início a ano letivo de migrantes e refugiados

Os 28 refugiados e migrantes com visto humanitário que ingressaram na Universidade Federal do Paraná (UFPR) pelo edital Reingresso e pelo processo seletivo especial do vestibular iniciaram o ano letivo nesta segunda-feira (27) com o curso Acolhimento Linguístico e Acadêmico. Durante cinco semanas, os estudantes originários de oitos países diferentes terão aulas de português acadêmico e serão apresentados aos serviços e à estrutura da universidade.

São 28 ingressos de oito nacionalidades diferentes. Foto: André Filgueira

A coordenadora do curso, professora Bruna Ruano, conta que estão previstas visitas às pró-reitorias, aos campi, às coordenações de cursos, além de ambientação com os recursos oferecidos pela universidade. “Faremos visitas guiadas nas bibliotecas, ensinaremos como emprestar livros, vamos almoçar juntos no restaurante universitário, pegaremos os intercampi, vamos com eles à Casa 3 e mostraremos que podem marcar consultas médicas. Além disso, vamos ensinar um pouco do nosso letramento acadêmico e dos gêneros textuais utilizados em sala de aula”.

Como esses estudantes passaram por um processo de seleção, já possuem certo conhecimento na língua portuguesa que será aprimorado durante o acolhimento. “Eles aprenderão, por exemplo, como fazer uma apresentação oral, como produzir relatórios e resumos acadêmicos na formatação da ABNT. É uma sensibilização para que, quando comece o semestre, eles já estejam preparados e familiarizados com essa nova vida acadêmica”, afirma Bruna.

Para o venezuelano Juan Palma, o curso é uma oportunidade para melhorar o português. “Acho muito importante essa iniciativa porque seremos profissionais e precisamos saber falar e escrever sem erros, mostrando respeito pela língua. Especialmente para mim, que nativamente falo a língua espanhola, vejo que existem muitas palavras iguais nos dois idiomas, mas que têm significados totalmente diferentes”, comenta o estudante de Agronomia que entrou na UFPR pelo edital Reingresso.

O venezuelano Juan Palma tem 25 anos e vai estudar Agronomia. Foto: André Filgueira

O também venezuelano Maiker Linares passou pelo mesmo curso em 2019 e contou um pouco da sua experiência para os colegas. “Em um país diferente, sentimos vontade de nos inserir na sociedade. Vocês entenderão, a partir de hoje, o que é fazer parte da família UFPR. Espero que saibam aproveitar muito bem essa oportunidade que estão tendo, que é única, e que entendam a responsabilidade que ela traz”, disse emocionado.

Já no segundo ano de Odontologia, Miker Linares passou um pouco da sua experiência aos colegas. Foto: André Filgueira.

Ano 0

O curso Acolhimento Linguístico e Acadêmico acontece desde 2016, porém este ano ele integra o Ano 0 como a primeira atividade da iniciativa. O Ano 0 é um Programa de Formação Suplementar que tem o objetivo de proporcionar adaptação, acolhimento, integração e inserção à vida universitária e social do país, ampliando as chances de sucesso no processo de inclusão no contexto sociocultural brasileiro mediante a formação universitária.

“A partir de agora, o primeiro ano letivo dos alunos migrantes e refugiados será diferenciado, pois ofertará mais aulas de português, de cultura, de informática e sobre o ordenamento jurídico brasileiro”, explica a coordenadora do Programa Política Migratória e Universidade Brasileira (PMUB), Tatyana Friedrich. Além disso, há a previsão de um acompanhamento psicológico mais intenso e da diminuição na carga de matérias.

Confira a galeria de fotos.

Sugestões

Prograd prorroga prazo para submissão de trabalhos do Compartilha UFPR 2024
A Universidade Federal do Paraná (UFPR), por meio da Pró-Reitoria de Graduação e Educação Profissional...
UFPR oferece disciplinas Transversais para alunos de graduação
Informamos que, devido à adesão dos técnico-administrativos e docentes da UFPR à greve, o início das...
Seminário Institucional do Pibid e PRP debate fortalecimento da educação básica na educação
Na última sexta-feira (12) aconteceu a solenidade de abertura do 12º Seminário Institucional do Programa...
Inscrições abertas para Curso de Especialização em Medicina Veterinária do Coletivo-UFPR 
A segunda edição do Curso de Especialização em Medicina Veterinária do Coletivo da Universidade Federal...