Extensão e Cultura

Curitiba vence prêmio “Cidade Amiga dos Animais”

Simone Meirelles     21 de outubro de 2020 - 14h34

(foto arquivo)

A Proteção Animal Mundial, organização não-governamental (ONG) que atua em prol da melhoria do bem-estar animal, anuncia os vencedores da segunda edição da premiação “Cidade Amiga dos Animais”. Voltado para cidades latino-americanas, o prêmio visa identificar e difundir estratégias inovadoras de manejo humanitário de populações caninas e felinas aplicadas de forma integrada por governos locais. Esse ano, sete das nove cidades reconhecidas são brasileiras. Curitiba foi escolhida como vencedora geral, pois ganhou em duas categorias: estruturas e políticas efetivas e sustentáveis e prevenção e atendimento a maus-tratos contra animais e destacou-se em outras. O município receberá um prêmio de R$ 25 mil em equipamentos veterinários e/ou treinamentos de capacitação para melhorar as ações de manejo.

De acordo com a professora de Medicina Veterinária da Universidade Federal do Paraná, Carla Molento, a UFPR tem enorme participação nesse resultado, uma vez que a equipe da Prefeitura que trabalha na Rede de Defesa e Proteção Animal de Curitiba (RDPA) conta com quatro ex-alunos da graduação UFPR e três da pós-graduação, mais quatro residentes de Medicina Veterinária do Coletivo atualmente na rotina. A professora Vivien Midori Morikawa, do Departamento de Saúde Coletiva da UFPR, ocupa o cargo de gerente técnica da RDPA. “Além de tudo isso, no item 7 da premiação eles citam o PPBEA – Protocolo de Perícia em Bem-estar Animal, desenvolvido durante o doutorado da médica veterinária Janaina Hammeschmidt, no Laboratório de Bem-estar Animal da UFPR, sob minha supervisão, durante sua pós-graduação no Programa de Pós-graduação em Ciências Veterinárias da UFPR”, revela a professora. “ Esse é um belíssimo exemplo do conhecimento produzido na UFPR impactando diretamente na nossa qualidade de vida, a ponto de ser premiado entre participantes de toda a América Latina!”, conclui.

O concurso contou com nove categorias e os candidatos puderam se inscrever em todas que apresentavam projetos. Para difundir e valorizar iniciativas inovadoras, garantindo que elas possam ser implementadas em outros municípios, a Proteção Animal Mundial publicará um livro digital com as nove melhores estratégias de manejo populacional de cães e gatos e fará um workshop digital para gestores municipais com as vencedoras, para que haja troca de experiências entre os municípios.

Nas demais categorias estão: Jundiaí (SP), vencedora na categoria controle da densidade populacional e da taxa de renovação; Conselheiro Lafaiete (MG), na categoria bem-estar dos animais em situação de rua; Barueri (SP), na gestão eficiente de instalações de triagem e realocação (abrigos, canis, gatis, lares temporários); Ponta Grossa (PR), na categoria saúde pública de qualidade; Curridabat (Costa Rica), em guarda responsável de animais; Cidade do México (México), no gerenciamento de conflitos entre animais de companhia e animais silvestres e/ou de fazenda; Maringá (PR), na categoria ideia inovadora para promoção do bem-estar por meio de ações do manejo de populações de cães e gatos – subcategoria inovação tecnológica; e São Paulo (SP), na mesma categoria, mas na subcategoria – inovação durante pandemia COVID-19.

Criado e coordenado pela Proteção Animal Mundial, o prêmio Cidade Amiga dos Animais conta com o apoio do OIE (organização mundial de saúde animal), do Instituto Medicina Veterinária do Coletivo (IMVC/ITEC), do Conselho Federal de Medicina Veterinária do Brasil (CFMV), da Associação Mundial de Veterinários de Pequenos Animais (WSAVA) e da Coalizão Internacional para o Manejo de Animais de Companhia” (ICAM). (Com assessoria)