Universidade Federal do Paraná

Menu

Extensão e Cultura

Curitiba vence prêmio “Cidade Amiga dos Animais”

Simone Meirelles     21 de outubro de 2020 - 14h34

(foto arquivo)

A Proteção Animal Mundial, organização não-governamental (ONG) que atua em prol da melhoria do bem-estar animal, anuncia os vencedores da segunda edição da premiação “Cidade Amiga dos Animais”. Voltado para cidades latino-americanas, o prêmio visa identificar e difundir estratégias inovadoras de manejo humanitário de populações caninas e felinas aplicadas de forma integrada por governos locais. Esse ano, sete das nove cidades reconhecidas são brasileiras. Curitiba foi escolhida como vencedora geral, pois ganhou em duas categorias: estruturas e políticas efetivas e sustentáveis e prevenção e atendimento a maus-tratos contra animais e destacou-se em outras. O município receberá um prêmio de R$ 25 mil em equipamentos veterinários e/ou treinamentos de capacitação para melhorar as ações de manejo.

De acordo com a professora de Medicina Veterinária da Universidade Federal do Paraná, Carla Molento, a UFPR tem enorme participação nesse resultado, uma vez que a equipe da Prefeitura que trabalha na Rede de Defesa e Proteção Animal de Curitiba (RDPA) conta com quatro ex-alunos da graduação UFPR e três da pós-graduação, mais quatro residentes de Medicina Veterinária do Coletivo atualmente na rotina. A professora Vivien Midori Morikawa, do Departamento de Saúde Coletiva da UFPR, ocupa o cargo de gerente técnica da RDPA. “Além de tudo isso, no item 7 da premiação eles citam o PPBEA – Protocolo de Perícia em Bem-estar Animal, desenvolvido durante o doutorado da médica veterinária Janaina Hammeschmidt, no Laboratório de Bem-estar Animal da UFPR, sob minha supervisão, durante sua pós-graduação no Programa de Pós-graduação em Ciências Veterinárias da UFPR”, revela a professora. “ Esse é um belíssimo exemplo do conhecimento produzido na UFPR impactando diretamente na nossa qualidade de vida, a ponto de ser premiado entre participantes de toda a América Latina!”, conclui.

O concurso contou com nove categorias e os candidatos puderam se inscrever em todas que apresentavam projetos. Para difundir e valorizar iniciativas inovadoras, garantindo que elas possam ser implementadas em outros municípios, a Proteção Animal Mundial publicará um livro digital com as nove melhores estratégias de manejo populacional de cães e gatos e fará um workshop digital para gestores municipais com as vencedoras, para que haja troca de experiências entre os municípios.

Nas demais categorias estão: Jundiaí (SP), vencedora na categoria controle da densidade populacional e da taxa de renovação; Conselheiro Lafaiete (MG), na categoria bem-estar dos animais em situação de rua; Barueri (SP), na gestão eficiente de instalações de triagem e realocação (abrigos, canis, gatis, lares temporários); Ponta Grossa (PR), na categoria saúde pública de qualidade; Curridabat (Costa Rica), em guarda responsável de animais; Cidade do México (México), no gerenciamento de conflitos entre animais de companhia e animais silvestres e/ou de fazenda; Maringá (PR), na categoria ideia inovadora para promoção do bem-estar por meio de ações do manejo de populações de cães e gatos – subcategoria inovação tecnológica; e São Paulo (SP), na mesma categoria, mas na subcategoria – inovação durante pandemia COVID-19.

Criado e coordenado pela Proteção Animal Mundial, o prêmio Cidade Amiga dos Animais conta com o apoio do OIE (organização mundial de saúde animal), do Instituto Medicina Veterinária do Coletivo (IMVC/ITEC), do Conselho Federal de Medicina Veterinária do Brasil (CFMV), da Associação Mundial de Veterinários de Pequenos Animais (WSAVA) e da Coalizão Internacional para o Manejo de Animais de Companhia” (ICAM). (Com assessoria)

 


UFPR nas Redes Sociais

UFPR no Facebook UFPR no Twitter UFPR no Flickr RSS UFPR UFPR no Youtube UFPR no Instagram
Universidade Federal do Paraná
Rua XV de Novembro, 1299 | CEP 80.060-000 | Centro | Curitiba | PR | Brasil | Fone: +55(41) 3360-5000
UFPR no Facebook UFPR no Twitter UFPR no Youtube
Setor de Universidade Federal do Paraná
Rua XV de Novembro, 1299
CEP 80.060-000 - Centro
Reitoria da UFPR - Curitiba - PR - Brasil
Fone: +55(41) 3360-5000

Imagem logomarca da UFPR

©2020 - Universidade Federal do Paraná

Desenvolvido em Software Livre e hospedado pela AGTIC - Agência de Tecnologia da Informação e Comunicação da UFPR