Extensão e Cultura

Cultura material dos sambaquis é tema de exposição do Museu de Arqueologia e Etnologia da UFPR

Superintendência de Comunicação Social     20 de março de 2019 - 7h45

O Museu de Arqueologia e Etnologia da UFPR (MAE-UFPR) inaugura a exposição “Entre Conchas: modos de vida nos sambaquis” no dia 26 de março. A palestra de abertura terá a participação do arqueólogo Sady Carmo Júnior, um dos curadores da exposição. As sessões serão às 16h e às 19h.

Fundamentada em pesquisas arqueológicas, a exposição trata sobre a cultura material dos antigos povos indígenas habitantes do litoral, encontrada nos sambaquis, por meio de temas como o saber-fazer, suas relações sociais, seu meio ambiente, suas ferramentas e seu imaginário. A mostra tem curadoria do arqueólogo Sady Carmo Jr. e da aluna de Ciências Sociais Júlia Cordeiro, ambos da Universidade Federal do Paraná.

A exposição pretende trazer aos visitantes do MAE-UFPR um pequeno vislumbre sobre o modo de vida desses ancestrais habitantes do litoral, presentes na região entre aproximadamente dez mil e mil anos atrás, onde deixaram centenas de monumentos de conchas construídos por todo o sul do Brasil.

Serviço:
Exposição “Entre Conchas: modos de vida nos sambaquis”
Período: De 26 de março a 29 de março
Local: Museu de Arqueologia e Etnologia da UFPR – Rua XV de Novembro, 575 – Centro Histórico – Paranaguá-PR
Mais informações: (41) 3721-1200 – PARANAGUÁ | (41) 3313-2042 – CURITIBA
www.facebook.com/MAEUFPR