Universidade Federal do Paraná

Menu

Ciência e Tecnologia

Criadores de porcos da Raça Moura dão primeiro passo para criação de associação

Simone Meirelles     2 de abril de 2019 - 10h46

Reunião dos criadores na UFPR (foto Leonardo Bettinelli)

Produtores de porcos da raça Moura estiveram reunidos no Setor de Ciências Agrárias da Universidade Federal do Paraná para dar início à formação de uma associação. O objetivo foi organizar os criadores para definição das normas comuns, para obter no futuro a marca coletiva e a certificação de origem geográfica da raça e do sistema de criação, que poderá tornar o Porco Moura e os produtos oriundos do animal mais reconhecidos e valorizados. Os criadores convidados para o evento são atendidos pelo projeto de extensão  “Porcos Moura: Caracterização de sistemas tradicionais e fomento à criação de suínos de raças nacionais”. Este projeto realizou ao longo das últimas décadas o resgate e registro da raça, originária e típica do Sul do Brasil.

Alguns desafios que a associação tem pela frente já estão claros para os produtores. Por exemplo,  a formalização e adequação dos criadores e processadores, diminuição do custo da logística de comercialização. Além disso, a valorização das raças nacionais puras e normas adaptadas para controle genealógico e para venda de reprodutores de raças nacionais. É preciso focar na caracterização, registro e valorização de cada sistema tradicional. Para superar esses desafios, os produtores contam já com a assessoria da UFPR, Sebrae-PR, Ministério da Agricultura, EMBRAPA, Emater-PR e Secretaria de Estado do Abastecimento do Paraná.

Produtores reunidos com a equipe da UFPR

Participaram da primeira reunião vários criadores de diversas cidades do Paraná, técnicos e pesquisadores de instituições que mantêm rebanhos de conservação (UFPR, EMBRAPA, UEPG, Universidade de Passo Fundo-RS, CEEP Newton Freire Maia, CESCAGE-Ponta Grossa-PR), técnicos do MAPA, SEAB-PR, IAPAR, EMATER-PR e SEBRAE-PR, além de pós-graduandos e graduandos da equipe do projeto na UFPR. Ao final do encontro, ficou definido que os produtores irão se reunir novamente em algumas semanas, quando estiver pronto o esboço do estatuto da Associação Paranaense   de Criadores de Porcos da Raça Moura.

Esse novo passo no resgate e popularização dos porcos da raça Moura é comemorado, ainda mais por acontecer neste momento. “Em março de 2019, estamos comemorando cinco anos da retomada do projeto de extensão.”, lembra o professor Marson Bruck Warpechowski, coordenador do projeto. O resgate da raça Moura foi iniciado em 1985 pelo professor aposentado Narcizo Marques da Silva (responsável pelo registro oficial da raça em 1990). Interrompido em 2002, quando o que restou do rebanho foi usado em comodato para fundar o atual rebanho da EMBRAPA Suínos e Aves, o projeto foi reiniciado na UFPR em 2014.

Logomarca do projeto

A solenidade de abertura da Reunião foi feita pelo diretor do Setor de Ciências Agrárias, professor Dr. Amadeu Bona Filho, e pelo chefe do Departamento de Zootecnia, professor Dr. Antonio João Scandolera, com a presença da vice-coordenadora do Projeto de Extensão, professora Dra. Juliana Sperotto Brum. Também participaram diversos professores, técnicos e alunos da UFPR. Em seguida o professor  Dr. Marson Bruck Warpechowski ministrou uma palestra sobre o histórico da raça e do projeto, e em seguida foi iniciada oficialmente a primeira reunião dos criadores.

Saiba mais sobre o Projeto de Extensão neste link: https://www.ufpr.br/portalufpr/noticias/projeto-de-pesquisa-da-ufpr-resgata-suinos-da-raca-moura/.
Mais informações também podem ser obtidas por telefone (41) 3350-5629  ou pelo e-mail porco.moura.ufpr@gmail.com, ou marson@ufpr.br, direto com o coordenador do projeto.


UFPR nas Redes Sociais

UFPR no Facebook UFPR no Twitter UFPR no Flickr RSS UFPR UFPR no Youtube UFPR no Instagram
Universidade Federal do Paraná
Rua XV de Novembro, 1299 | CEP 80.060-000 | Centro | Curitiba | PR | Brasil | Fone: +55(41) 3360-5000
UFPR no Facebook UFPR no Twitter UFPR no Youtube
Setor de Universidade Federal do Paraná
Rua XV de Novembro, 1299
CEP 80.060-000 - Centro
Reitoria da UFPR - Curitiba - PR - Brasil
Fone: +55(41) 3360-5000

Imagem logomarca da UFPR

©2020 - Universidade Federal do Paraná

Desenvolvido em Software Livre e hospedado pela AGTIC - Agência de Tecnologia da Informação e Comunicação da UFPR