UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Criadores de porcos da Raça Moura dão primeiro passo para criação de associação

Reunião dos criadores na UFPR (foto Leonardo Bettinelli)

Produtores de porcos da raça Moura estiveram reunidos no Setor de Ciências Agrárias da Universidade Federal do Paraná para dar início à formação de uma associação. O objetivo foi organizar os criadores para definição das normas comuns, para obter no futuro a marca coletiva e a certificação de origem geográfica da raça e do sistema de criação, que poderá tornar o Porco Moura e os produtos oriundos do animal mais reconhecidos e valorizados. Os criadores convidados para o evento são atendidos pelo projeto de extensão  “Porcos Moura: Caracterização de sistemas tradicionais e fomento à criação de suínos de raças nacionais”. Este projeto realizou ao longo das últimas décadas o resgate e registro da raça, originária e típica do Sul do Brasil.

Alguns desafios que a associação tem pela frente já estão claros para os produtores. Por exemplo,  a formalização e adequação dos criadores e processadores, diminuição do custo da logística de comercialização. Além disso, a valorização das raças nacionais puras e normas adaptadas para controle genealógico e para venda de reprodutores de raças nacionais. É preciso focar na caracterização, registro e valorização de cada sistema tradicional. Para superar esses desafios, os produtores contam já com a assessoria da UFPR, Sebrae-PR, Ministério da Agricultura, EMBRAPA, Emater-PR e Secretaria de Estado do Abastecimento do Paraná.

Produtores reunidos com a equipe da UFPR

Participaram da primeira reunião vários criadores de diversas cidades do Paraná, técnicos e pesquisadores de instituições que mantêm rebanhos de conservação (UFPR, EMBRAPA, UEPG, Universidade de Passo Fundo-RS, CEEP Newton Freire Maia, CESCAGE-Ponta Grossa-PR), técnicos do MAPA, SEAB-PR, IAPAR, EMATER-PR e SEBRAE-PR, além de pós-graduandos e graduandos da equipe do projeto na UFPR. Ao final do encontro, ficou definido que os produtores irão se reunir novamente em algumas semanas, quando estiver pronto o esboço do estatuto da Associação Paranaense   de Criadores de Porcos da Raça Moura.

Esse novo passo no resgate e popularização dos porcos da raça Moura é comemorado, ainda mais por acontecer neste momento. “Em março de 2019, estamos comemorando cinco anos da retomada do projeto de extensão.”, lembra o professor Marson Bruck Warpechowski, coordenador do projeto. O resgate da raça Moura foi iniciado em 1985 pelo professor aposentado Narcizo Marques da Silva (responsável pelo registro oficial da raça em 1990). Interrompido em 2002, quando o que restou do rebanho foi usado em comodato para fundar o atual rebanho da EMBRAPA Suínos e Aves, o projeto foi reiniciado na UFPR em 2014.

Logomarca do projeto

A solenidade de abertura da Reunião foi feita pelo diretor do Setor de Ciências Agrárias, professor Dr. Amadeu Bona Filho, e pelo chefe do Departamento de Zootecnia, professor Dr. Antonio João Scandolera, com a presença da vice-coordenadora do Projeto de Extensão, professora Dra. Juliana Sperotto Brum. Também participaram diversos professores, técnicos e alunos da UFPR. Em seguida o professor  Dr. Marson Bruck Warpechowski ministrou uma palestra sobre o histórico da raça e do projeto, e em seguida foi iniciada oficialmente a primeira reunião dos criadores.

Saiba mais sobre o Projeto de Extensão neste link: https://ufpr.br/noticias/projeto-de-pesquisa-da-ufpr-resgata-suinos-da-raca-moura/.
Mais informações também podem ser obtidas por telefone (41) 3350-5629  ou pelo e-mail porco.moura.ufpr@gmail.com, ou marson@ufpr.br, direto com o coordenador do projeto.

Sugestões

Programa Startup Garage UFPR está com inscrições abertas
A Universidade Federal do Paraná (UFPR) por meio da Superintendência de Parcerias e Inovação (SPIn) em...
Na linha de frente da ação climática, comunidade global prioriza os alertas precoces para todos
Comemorado em 23 de março, o Dia Meteorológico Mundial foi instituído pela Organização das Nações Unidas...
Simepar prevê outono ameno, com veranicos, nevoeiros e geadas pouco frequentes
La Niña resfria as águas do Pacífico Equatorial O outono tem início à 0h06 desta quarta-feira 20 de...
Abertas as inscrições para curso de formação em proteção de animais em comitês de ética
Estão abertas até dia 31 de março as inscrições para a 5ª edição do Curso de Formação em Proteção dos...