+ UFPR

Criado por estudantes da UFPR, projeto propõe menor variação de temperatura em veículos e vence desafio na área de eficiência energética

Aline Fernandes França     19 de novembro de 2020 - 9h59

Uma tecnologia que proporciona conforto térmico dentro do veículo, com redução da emissão de gases poluentes e melhorando a eficiência do carro. Essa foi a proposta desenvolvida por três estudantes da Universidade Federal do Paraná, selecionada como melhor projeto na categoria “Eficiência Energética” no Desafio Universitário Innovation Lab 2020.

A temática envolvia a busca de soluções tecnológicas de baixo custo, tendo em vista novas regulamentações para veículos de passeio, a partir do Programa Rota 2030 – legislação elaborada pelo Governo Federal e voltada para o desenvolvimento do setor automobilístico.

Os estudantes analisaram que, ao trafegar com o ar condicionado ligado e velocidade acima de 100 km/h, o veículo aumenta o consumo de combustível em 10%. Já com os vidros abertos, o aumento é estimado em 4%. A partir dessa constatação, a equipe trabalhou em uma solução para manter a temperatura sem grandes variações no interior do veículo.

“Nós propusemos o uso de revestimentos que consistem no BoPET, que é uma película refletiva, e também no EPS, que é o popularmente conhecido isopor”, revela a estudante Isabela Adib Suplicy, integrante do grupo. Os acadêmicos fizeram então uma prototipagem simplificada, utilizando latas de tinta para simular a lataria do veiculo, papel alumínio e isopor de papelaria, que possuem propriedades físicas semelhantes ao que foi proposto.

De acordo com Isabela, “por meio de sensores de temperatura e pedras de gelo colocadas em seu interior, identificamos que a lata que contava com o isolamento manteve temperatura menor e não derreteu tanto o gelo ao ser exposta ao sol, simbolizando o conforto térmico proporcionado”. Em uma aplicação real, o resultado representaria menor utilização do ar condicionado e menos consumo de combustível, o que consequentemente implicaria redução da emissão de gases poluentes e melhor eficiência do carro.

Prototipagem desenvolvida pelos estudantes simula lataria dos veículos e propriedades físicas.

Promovido pela empresa Renault do Brasil, com apoio da Universidade Federal do Paraná, Universidade Positivo, Faculdade de Indústria – SENAI/PR e Universidade Federal de Santa Catarina – campus Joinville, o desafio foi realizado por meio de atividades remotas durante o mês de outubro. As equipes abrangeram múltiplas áreas, integrando as instituições.

Além da estudante Isabela, do curso de Engenharia Ambiental, a equipe vencedora do tema 2 também era formada pelo egresso de Engenharia Mecânica e aluno de Tecnologia em Gestão da Qualidade, Felipe Allan Seguro, e pela estudante de Engenharia Civil, Ana Harumi Soares. Os três, assim como os demais integrantes do desafio, participaram de oficinas para a identificação de problemas, ideação e criação de protótipos. A empresa agrupou os estudantes conforme interesse pela temática e com objetivo de diversificar as habilidades. Os participantes também receberam mentorias de professores e profissionais da Renault.

“Vi que o desafio era uma oportunidade de adquirir mais conhecimento e poder estar mais próxima de uma grande empresa”, relata Isabela. “Os estudantes têm muito potencial em desenvolver ideias inovadoras e muita força de vontade em colaborar com tudo isso e poder aprender”.

Cleverson Cunha, coordenador de ambientes de inovação e empreendedorismo da Agência de Inovação da UFPR e co-organizador do desafio, conta que o trabalho terá continuidade. “Os grupos que se destacaram receberão mentorias, tanto da UFPR como da empresa. Nossa ideia é ajuda-los a fazer o protótipo dos projetos para serem testados e lançados futuramente”.

Desafio e destaques

O programa apresentou quatro trilhas de conhecimento para identificação de um problema e desenvolvimento de solução. O objetivo é transformar os projetos selecionados em startups.

Estudantes de graduação e pós-graduação da Universidade Federal do Paraná integraram as equipes que se destacaram em todas as categorias, ao lado de acadêmicos de outras instituições.

No tema 1, “Como adaptar veículos/sistemas de trabalho para que eles estejam preparados para o novo contexto pós-pandemia”, os alunos da UFPR, Kieslen Rulian de Assumpção, Gabrielle Beatriz Assunção, Felipe Dalla Pria Leme e Aline Alves de Lima foram premiados.

Além da equipe de Isabela, o tema 2 também teve como destaque o grupo formado pelos estudantes Samira Consoni, Amanda Pollyanna da Silva Rodrigues e Lucas Yan da Silva Santos.

Beatriz Murakami Chow e Adelsio Vidal Antunes participaram da equipe que se destacou na categoria “Otimização do uso de contêineres e processos logísticos”.

Integraram o grupo do tema 4, “Práticas financeiras para minimizar impactos da desvalorização cambial e elevar a competitividade das empresas”, os alunos Adriana Berno, Gabrielly Halas, Adriana Maria Miguel Peixe e Rosalina Moreira da Silva.

Hub de Inovação UFPR

Inaugurado no Centro Politécnico em dezembro de 2019 pela Agência de Inovação, o Hub de Inovação UFPR é um espaço voltado para o desenvolvimento de projetos, negócios, eventos e outras atividades que visam o fortalecimento de ações de inovação e empreendedorismo dentro e fora da universidade.

O Hub abriga uma unidade do Renault LAB, que atua com foco em temas como empreendedorismo e desenvolvimento de startups.

Conheça mais sobre a iniciativa na página da Agência de Inovação da UFPR.

Imagem de destaque: Free-Photos por Pixabay