Universidade Federal do Paraná

Menu

+ UFPR

Criado por estudantes da UFPR, projeto propõe menor variação de temperatura em veículos e vence desafio na área de eficiência energética

Aline Fernandes França     19 de novembro de 2020 - 9h59

Uma tecnologia que proporciona conforto térmico dentro do veículo, com redução da emissão de gases poluentes e melhorando a eficiência do carro. Essa foi a proposta desenvolvida por três estudantes da Universidade Federal do Paraná, selecionada como melhor projeto na categoria “Eficiência Energética” no Desafio Universitário Innovation Lab 2020.

A temática envolvia a busca de soluções tecnológicas de baixo custo, tendo em vista novas regulamentações para veículos de passeio, a partir do Programa Rota 2030 – legislação elaborada pelo Governo Federal e voltada para o desenvolvimento do setor automobilístico.

Os estudantes analisaram que, ao trafegar com o ar condicionado ligado e velocidade acima de 100 km/h, o veículo aumenta o consumo de combustível em 10%. Já com os vidros abertos, o aumento é estimado em 4%. A partir dessa constatação, a equipe trabalhou em uma solução para manter a temperatura sem grandes variações no interior do veículo.

“Nós propusemos o uso de revestimentos que consistem no BoPET, que é uma película refletiva, e também no EPS, que é o popularmente conhecido isopor”, revela a estudante Isabela Adib Suplicy, integrante do grupo. Os acadêmicos fizeram então uma prototipagem simplificada, utilizando latas de tinta para simular a lataria do veiculo, papel alumínio e isopor de papelaria, que possuem propriedades físicas semelhantes ao que foi proposto.

De acordo com Isabela, “por meio de sensores de temperatura e pedras de gelo colocadas em seu interior, identificamos que a lata que contava com o isolamento manteve temperatura menor e não derreteu tanto o gelo ao ser exposta ao sol, simbolizando o conforto térmico proporcionado”. Em uma aplicação real, o resultado representaria menor utilização do ar condicionado e menos consumo de combustível, o que consequentemente implicaria redução da emissão de gases poluentes e melhor eficiência do carro.

Prototipagem desenvolvida pelos estudantes simula lataria dos veículos e propriedades físicas.

Promovido pela empresa Renault do Brasil, com apoio da Universidade Federal do Paraná, Universidade Positivo, Faculdade de Indústria – SENAI/PR e Universidade Federal de Santa Catarina – campus Joinville, o desafio foi realizado por meio de atividades remotas durante o mês de outubro. As equipes abrangeram múltiplas áreas, integrando as instituições.

Além da estudante Isabela, do curso de Engenharia Ambiental, a equipe vencedora do tema 2 também era formada pelo egresso de Engenharia Mecânica e aluno de Tecnologia em Gestão da Qualidade, Felipe Allan Seguro, e pela estudante de Engenharia Civil, Ana Harumi Soares. Os três, assim como os demais integrantes do desafio, participaram de oficinas para a identificação de problemas, ideação e criação de protótipos. A empresa agrupou os estudantes conforme interesse pela temática e com objetivo de diversificar as habilidades. Os participantes também receberam mentorias de professores e profissionais da Renault.

“Vi que o desafio era uma oportunidade de adquirir mais conhecimento e poder estar mais próxima de uma grande empresa”, relata Isabela. “Os estudantes têm muito potencial em desenvolver ideias inovadoras e muita força de vontade em colaborar com tudo isso e poder aprender”.

Cleverson Cunha, coordenador de ambientes de inovação e empreendedorismo da Agência de Inovação da UFPR e co-organizador do desafio, conta que o trabalho terá continuidade. “Os grupos que se destacaram receberão mentorias, tanto da UFPR como da empresa. Nossa ideia é ajuda-los a fazer o protótipo dos projetos para serem testados e lançados futuramente”.

Desafio e destaques

O programa apresentou quatro trilhas de conhecimento para identificação de um problema e desenvolvimento de solução. O objetivo é transformar os projetos selecionados em startups.

Estudantes de graduação e pós-graduação da Universidade Federal do Paraná integraram as equipes que se destacaram em todas as categorias, ao lado de acadêmicos de outras instituições.

No tema 1, “Como adaptar veículos/sistemas de trabalho para que eles estejam preparados para o novo contexto pós-pandemia”, os alunos da UFPR, Kieslen Rulian de Assumpção, Gabrielle Beatriz Assunção, Felipe Dalla Pria Leme e Aline Alves de Lima foram premiados.

Além da equipe de Isabela, o tema 2 também teve como destaque o grupo formado pelos estudantes Samira Consoni, Amanda Pollyanna da Silva Rodrigues e Lucas Yan da Silva Santos.

Beatriz Murakami Chow e Adelsio Vidal Antunes participaram da equipe que se destacou na categoria “Otimização do uso de contêineres e processos logísticos”.

Integraram o grupo do tema 4, “Práticas financeiras para minimizar impactos da desvalorização cambial e elevar a competitividade das empresas”, os alunos Adriana Berno, Gabrielly Halas, Adriana Maria Miguel Peixe e Rosalina Moreira da Silva.

 

Hub de Inovação UFPR

Inaugurado no Centro Politécnico em dezembro de 2019 pela Agência de Inovação, o Hub de Inovação UFPR é um espaço voltado para o desenvolvimento de projetos, negócios, eventos e outras atividades que visam o fortalecimento de ações de inovação e empreendedorismo dentro e fora da universidade.

O Hub abriga uma unidade do Renault LAB, que atua com foco em temas como empreendedorismo e desenvolvimento de startups.

Conheça mais sobre a iniciativa na página da Agência de Inovação da UFPR.

 

Imagem de destaque: Free-Photos por Pixabay

 

 


UFPR nas Redes Sociais

UFPR no Facebook UFPR no Twitter UFPR no Flickr RSS UFPR UFPR no Youtube UFPR no Instagram
Universidade Federal do Paraná
Rua XV de Novembro, 1299 | CEP 80.060-000 | Centro | Curitiba | PR | Brasil | Fone: +55(41) 3360-5000
UFPR no Facebook UFPR no Twitter UFPR no Youtube
Setor de Universidade Federal do Paraná
Rua XV de Novembro, 1299
CEP 80.060-000 - Centro
Reitoria da UFPR - Curitiba - PR - Brasil
Fone: +55(41) 3360-5000

Imagem logomarca da UFPR

©2020 - Universidade Federal do Paraná

Desenvolvido em Software Livre e hospedado pela AGTIC - Agência de Tecnologia da Informação e Comunicação da UFPR