Logo UFPR

UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

CREA-PR concede Láurea ao Mérito à professora Ana Sofia de Oliveira

A professora da Universidade Federal do Paraná (UFPR) Ana Sofia Clímaco Monteiro de Oliveira foi contemplada, na última quarta-feira (6), com a Láurea ao Mérito concedida pelo Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná (Crea-PR) pelos relevantes serviços prestados para o desenvolvimento tecnológico do Estado e do País.

Ana Sofia, que também é coordenadora de Pesquisa e Desenvolvimento da Ciência e Tecnologia na UFPR, foi a única mulher honrada com a Medalha do Mérito 2019. A medalha recebida pela engenheira metalurgista é concedida para reconhecer a contribuição do profissional para o desenvolvimento do estado e do país em termos econômicos, culturais, acadêmicos, científicos, técnicos, classistas, políticos, ambientais, éticos ou sociais.

Da Câmara Especializada de Engenharia Mecânica e Metalúrgica do Crea Paraná, a homenageada é a Engenheira Metalurgista Ana Sofia Climaco Monteiro de Oliveira. Foto: CREA-PR

“Senti-me muito prestigiada quando o CREA lembrou do meu nome e das atividades por mim desenvolvidas. Foi emocionante ser selecionada entre tantos profissionais que existem no estado e ainda mais emocionante quando soube que a indicação partiu de um ex-aluno da UFPR que hoje é conselheiro do CREA”, avalia a professora. Para ela, é muito importante que haja reconhecimento do trabalho que a universidade realiza para o desenvolvimento da ciência e da tecnologia no país para além dos muros da própria instituição.

Currículo

De origem portuguesa, Ana Sofia é formada em Engenharia Metalúrgica e de Materiais pelo Instituto Superior Técnico de Lisboa, Portugal, e realizou doutorado na área na Universidade de Birmingham, Reino Unido. Atua no Departamento de Engenharia Mecânica da Universidade Federal do Paraná desde 1994 e também como pesquisadora visitante em Universidades de Portugal, Estados Unidos e Reino Unido. Na Federal do Paraná é responsável pelo Laboratório de Manufatura Aditiva e Engenharia de Superfícies, e coordenadora de Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico, coordenando diversos grupos de pesquisa, além já de ter sido coordenadora de dois Programas de Pós-graduação. Atuou na formação direta de mais de 130 alunos de graduação, orientou mais de 60 trabalhos de mestrado, doutorado e pós-doutorado, tem mais de 300 publicações científicas e tecnológicas, quatro patentes, seis capítulos de livro e quatro materiais didáticos. Ana Sofia foi também diretora fundadora Associação Brasileira de Metalurgia e Mineração – Seção Paraná.

Sugestões

Pesquisadores da UFPR e demais universidades brasileiras lançam pesquisa nacional
Os temas abordados na pesquisa são: direitos sexuais e reprodutivos durante a pandemia Com o financiamento...
Pós-Graduação em Educação forma segunda quilombola da Comunidade João Surá
O Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal do Paraná (PPGE/UFPR), realizará nesta...
CPA divulga Relatório de Autoavaliação 2023 da UFPR
Nesta quarta-feira (27), a Comissão Própria de Avaliação (CPA) da Universidade Federal do Paraná (UFPR)...
Segunda fase da Avaliação de Desempenho 2024 se encerra neste domingo (31)
Os servidores técnico-administrativos ativos do quadro próprio da Universidade Federal do Paraná (UFPR),...