Universidade Federal do Paraná

Menu

+ UFPR

CPC organiza debate entre candidatos à reitoria da UFPR

Superintendência de Comunicação Social     29 de julho de 2020 - 12h40

 

A Comissão Paritária de Consulta (CPC) promove na próxima sexta-feira, dia 31 de julho, o primeiro debate entre os candidatos à reitoria da Universidade Federal do Paraná (UFPR). 

Por causa das medidas de isolamento social necessárias para conter a pandemia do novo Coronavírus, o debate ocorrerá de forma online.  A transmissão será pelo canal do YouTube e página do Facebook da CPC. 

Candidatos e canal do YouTube da CP 

Duas chapas se inscreveram para concorrer à gestão 20202024 da UFPR. 

A Chapa 1, UFPR Forte, é formada pelo professor Horácio Tertuliano dos Santos Filho, candidato a reitor, e a professora Ana Paula Mussi Szabo Cherobim, candidata a vice-reitora.  

Formado em Engenharia Elétrica pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná em 1985, Santos Filho possui Especialização pela UnB, Mestrado pela Universidade da Bretanha Ocidental, Doutorado pela Universidade de Bordeaux I e Pós-Doutorado pela Escola Politécnica de Montreal – Polygrammes. Toda a sua formação deu-se na área de Telecomunicações. Ingressou na UFPR em 1995 e desde então ocupou diversos cargos dentro da instituição. Atualmente é o Diretor da Escola de Engenharia e Arquitetura – Setor de Tecnologia.  Ao longo da sua trajetória, participou com afinco da vida acadêmica, ao orientar alunos de graduação e de pós-graduação e  publicar vários e relevantes trabalhos científicos. Conta com a experiência nos conselhos superiores da UFPR, da Funpar e do LACTEC. 

Ana Paula é Professora Titular do Departamento de Administração Geral e Aplicada na área de Finanças e professora credenciada no Programa de Pós Graduação em Administração na área de Inovações Financeiras e Competitividade. Participou na formação do Programa de Pós Graduação em Contabilidade. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Administração Financeira. Graduada em Ciências Econômicas (1985) e em Administração (1992) pela Universidade Federal do Paraná. Especialista em Finanças pelo IAG/PUC (1988) mestre em Tecnologia pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (1997) e doutora em Administração pela Universidade de São Paulo (2002). Foi coordenadora do Programa de Extensão de Educação Financeira da UFPR e da Liga de Investimentos em Finanças. Por mais de 10 anos auxiliou a vida financeira das pessoas por meio do Programa Trocando em Miúdos, na UFPRTV. Tem vários livros publicados na área de finanças. Na UFPR foi Diretora do Setor de Ciências Sociais Aplicadas da UFPR 2013-2017; Chefe do Departamento de Administração Geral e Aplicada da UFPR entre março de 2004 e junho de 2008; representante no CEPE e COPLAD; participou de Comitê de Extensão, Pesquisa e Monitoria. Sua experiência de gestão começou em 1982 nos estágios em órgãos públicos e empresas privadas durante a faculdade de Economia. Participou de Projeto Trainee, quando recém formada; trabalhou em banco, em empresas privadas multinacionais e familiares. Antes de fazer concurso na UFPR, lecionou em diferentes faculdades confessionais e privadas. 

A Chapa 2, UFPR de Todos Nós, tem como candidato a reitor o professor Ricardo Marcelo Fonseca, e a professora Graciela Ines Bolzon de Muniz, como candidata a vice-reitora. 

A trajetória de Fonseca na UFPR envolve o ensino, a pesquisa e a experiência em gestão. Bacharel em Direito (Faculdade de Direito de Curitiba) e licenciado e bacharel em História (UFPR), mestre e doutor em Direito pela UFPR, Ricardo Marcelo complementou o currículo com o estágio pós-doutoral na Università degli Studi di Firenze, na Itália. É professor titular de História do Direito do Departamento de Direito Privado da UFPR. E foi professor visitante na Itália, na Espanha e em Portugal. Foi diretor do Setor de Ciências Jurídicas por dois mandatos, cujo curso de Direito é reconhecido como um dos melhores do país. É pesquisador 1-B do CNPq, o segundo nível mais alto entre os bolsistas de produtividade e foi membro dos Comitês de sua área no CNPq, na CAPES e na Fundação Araucária.

A trajetória de Graciela começou em terras argentinas, mas logo vinculou-se ao Brasil. Graciela é engenheira florestal e tem uma longa história de dedicação ao ensino, à inovação e ao desenvolvimento tecnológico. É professora titular da UFPR desde 1994 e pesquisadora no CNPq nível 1-A, o maior na escala de pesquisa do país! Seu envolvimento com a pesquisa também ultrapassa os espaços da UFPR. É coordenadora e pesquisadora de projetos nacionais e internacionais. 

O processo de consulta deste ano será majoritariamente virtual, com votação pela Internet das 7 horas do dia 1º de setembro às 18 horas do dia 2 de setembro.  

A organização e execução da consulta é de competência das entidades representativas: Associação dos Professores da Universidade Federal do Paraná (APUFPR), do Diretório Central dos Estudantes (DCE-UFPR) Sindicato dos Trabalhadores em Educação das Instituições Federais de Ensino Superior no Estado do Paraná (Sinditest-PR). Compõem a CPC nove representantes titulares e outros nove suplentes eleitos em assembleias das três categorias. 

 

Debate entre candidatos à Reitoria da UFPR 

Data: 31/7 (sexta-feira) 

Horário: 16h30 

Endereços: www.facebook.com/cpc2020ufpr  e 

www.youtube.com/ComissãoParitáriadeconsultacpcufpr 

Confira aqui a estrutura do debate completa. 

 

Texto publicado por solicitação e com informações da Comissão Partiária de Consulta (CPC) 


UFPR nas Redes Sociais

UFPR no Facebook UFPR no Twitter UFPR no Flickr RSS UFPR UFPR no Youtube UFPR no Instagram
Universidade Federal do Paraná
Rua XV de Novembro, 1299 | CEP 80.060-000 | Centro | Curitiba | PR | Brasil | Fone: +55(41) 3360-5000
UFPR no Facebook UFPR no Twitter UFPR no Youtube
Setor de Universidade Federal do Paraná
Rua XV de Novembro, 1299
CEP 80.060-000 - Centro
Reitoria da UFPR - Curitiba - PR - Brasil
Fone: +55(41) 3360-5000

Imagem logomarca da UFPR

©2020 - Universidade Federal do Paraná

Desenvolvido em Software Livre e hospedado pela AGTIC - Agência de Tecnologia da Informação e Comunicação da UFPR