+ UFPR

Histórico de notícias

CPA divulga Relatório de Autoavaliação 2020 da UFPR

Superintendência de Comunicação Social     19 de maio de 2021 - 17h15

A Comissão Própria de Avaliação (CPA) da Universidade Federal do Paraná (UFPR) tem por competência coordenar e articular os processos internos de avaliação da instituição. Nesta semana, a equipe divulgou o Relatório de Autoavaliação 2020, que apresenta os principais resultados das pesquisas aplicadas à comunidade da Universidade.

Os resultados das pesquisas institucionais são compilados em relatório e entregues anualmente ao Ministério da Educação (MEC). O relatório é um documento consultado nas visitas de avaliação externa in loco, e serve de referência aos avaliadores do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Ele oferece o panorama das condições internas de planejamento e desenvolvimento institucionais, de políticas acadêmicas e de gestão e de infraestrutura física.

As informações reunidas no relatório são utilizadas para nortear o planejamento interno das unidades administrativas, acadêmicas ou equivalentes da UFPR, como o Complexo Hospital de Clínicas (CHC).

Com base nos resultados das pesquisas, os gestores têm acesso a informações sobre a percepção dos servidores e alunos a respeito de diferentes temas, como a satisfação dos usuários com o atendimento e a prestação de serviços.

Ao receberem os resultados, os gestores da instituição – Reitoria, pró-reitorias, CHC, setores, campi e coordenações de cursos de graduação e pós-graduação – devem apresentar uma análise dos pontos positivos e dos que precisam ser aprimorados, e enumerar ações que já foram ou que serão tomadas para a melhoria da Universidade.

Confira o Relatório de Autoavaliação 2020 da UFPR aqui. Para consultar as análises setoriais que compõem o Relatório, acesse https://cpa.ufpr.br/portal/relatorios-e-analises-setoriais-dos-resultados-de-2020/.

CPA

A CPA é uma comissão obrigatória nas universidades públicas e privadas. Na UFPR, ela foi criada em 2005, por meio de resolução do Conselho Universitário (Coun). Atualmente, conta com o apoio administrativo da Secretaria Executiva de Avaliação Institucional (Seai) para desempenhar suas funções.

A Comissão é responsável pela pesquisa de avaliação institucional, aplicada aos servidores técnicos e docentes, com questionário específico para os servidores lotados no Complexo Hospital de Clínicas (CHC); pela pesquisa de avaliação de cursos e disciplinas, aplicada aos alunos da graduação; e pela pesquisa de avaliação da pós-graduação e do Programa de Iniciação Científica e Tecnológica (ICT), aplicada aos alunos de pós-graduação e aos alunos vinculados aos programas de IC e IT.

Conheça os membros da CPA e os representantes setoriais em https://cpa.ufpr.br/portal/instrumentos-legais/.

Mais informações pelos e-mails cpa@ufpr.br e seai@ufpr.br.