Logo UFPR

UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Conselho Universitário aprova Moção de Apoio à nota que destaca papel da UFPR para a sociedade paranaense

O Conselho Universitário da UFPR aprovou na sessão desta quinta-feira (dia 23), por unanimidade, Moção de Apoio à nota que destaca o papel importante desempenhado pela Universidade para o Estado e defende a instituição diante das denúncias relacionadas a bolsas de pesquisa, veiculadas na semana passada. A moção também recebeu o apoio do Diretório Central dos Estudantes (DCE).

A nota é assinada pela Reitoria da UFPR – Gestão 2016/2020, Associação dos Professores da Universidade Federal do Paraná (APUFPR-SSIND), Sindicato dos Trabalhadores em Educação das IFES no Estado do Paraná (SINDITEST) e Associação dos Servidores da Universidade Federal do Paraná (ASUFEPAR).

Órgão deliberativo mais importante da Universidade, o COUN tem 63 integrantes e é formado por outros dois Conselhos da UFPR: o Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE) e o Conselho de Planejamento e Administração (COPLAD).

União pela UFPR

Para o reitor Ricardo Marcelo Fonseca, a Moção de Apoio comprova que a comunidade acadêmica está unida em torno da defesa da UFPR. “Estamos todos juntos – estudantes, professores e servidores técnicos – neste momento difícil da Universidade para enfrentar esta crise com toda a tenacidade e o rigor, mas sem esquecer o importante papel que a UFPR exerce interna e externamente na nossa sociedade”, comentou.

 

Abaixo a íntegra da nota.

TODOS UNIDOS PELA UFPR

A Universidade Federal do Paraná é um dos maiores valores da sociedade paranaense. Ao longo de seus 104 anos de história, tornou-se a principal referência na formação de muitas gerações, foi protagonista do desenvolvimento de nosso Estado e foi e é palco de debate e de resistência em vários períodos de opressão de nossa história. É a principal reserva da produção e reprodução de conhecimento de qualidade, no ensino, na pesquisa e na extensão. Foi, segundo já foi dito e repetido, “a maior invenção dos paranaenses”. E ocupa papel central na vida da nossa sociedade, e em particular na vida dos (as) estudantes, servidores (as) técnicos e docentes que formam a comunidade universitária.

Por isso, especialmente nesse momento difícil que passamos, temos que sair em defesa do patrimônio público de nossa instituição, mostrar nossa indignação quanto a descaminhos que aqui ocorram e agir com rigor para que os malfeitos sejam corrigidos e que crimes contra nosso patrimônio sejam responsabilizados.

Mas justamente nesse momento é necessário também reafirmar com toda a força o papel essencial exercido pela Universidade Federal do Paraná há mais de um século na formação profissional, cidadã e intelectual de tantas gerações, bem como insistir no papel transformador e de inclusão que ela representa na vida de milhares de pessoas que aqui, hoje ou ontem, trabalharam e estudaram. É necessário, mais do que nunca, ressaltar e defender sua história, seu papel e seus valores.

A Universidade Federal do Paraná é e deve continuar sendo, com o trabalho contínuo de todos (as) que fazem parte da sua comunidade, o espaço privilegiado do exercício ético, da produção de saberes de ponta, do exercício transformador permanente. Deve seguir sendo também o lugar da reafirmação perene do valor dos direitos e das garantias, de sua centralidade no cotidiano exercício democrático, de sua imprescindibilidade para os nossos padrões civilizacionais. Por isso, seguiremos reafirmando como inegociáveis os direitos sociais e individuais que estão consagrados em nossa Constituição da República, em particular os que exortam a dignidade humana, a presunção de inocência, o direito ao contraditório e à ampla defesa. Direitos que valem e devem valer para todos, como devem também valer para cada um de nossos (as) servidores (as) e estudantes.

Que todos os descaminhos eventualmente ocorridos dentro de nossos muros sejam elucidados e sofram as correções previstas em lei. Mas que também seja relembrado que estamos comprometidos com as regras do Estado Democrático de Direito, e que jamais seja esquecido o grande e imprescindível papel exercido pela nossa Universidade dentro de nossa sociedade.

Assinam:

Reitoria da Universidade Federal do Paraná • Gestão 2016/2020

Associação dos Professores da Universidade Federal do Paraná (APUFPR-SSIND)

Sindicato dos Trabalhadores em Educação das IFES no Estado do Paraná (SINDITEST)

Associação dos Servidores da Universidade Federal do Paraná (ASUFEPAR)

 

 

Sugestões

UFPR realiza Primeiro Simpósio Internacional de Transplantes
Na última sexta-feira (12),  aconteceu o Seminário Internacional de Transplantes, no auditório do...
UFPR recebe o Selo de Qualidade OAB Recomenda em reconhecimento ao ensino jurídico de excelência
A Universidade Federal do Paraná (UFPR) foi agraciada com o prestigioso Selo de Qualidade OAB Recomenda,...
Campus Jandaia do Sul celebra 10 anos com solenidade especial de aniversário
O Campus Avançado de Jandaia do Sul da Universidade Federal do Paraná – UFPR tem a honra de convidar...
UFPR lamenta o falecimento do filósofo Newton Carneiro Affonso da Costa
Com pesar, informamos o falecimento do filósofo Newton Carneiro Affonso da Costa, ocorrido na noite desta...